Adunesp convoca Plenária para 11/10, em Rio Preto. Vamos debater a Universidade e avançar na organização do Chapão

Adunesp convoca Plenária para 11/10, em Rio Preto. Vamos debater a Universidade e avançar na organização do Chapão

O próximo passo para a organização do Chapão da Adunesp, com vistas às eleições para os colegiados centrais da Unesp deste ano, será uma nova Plenária Estadual da entidade, marcada para o dia 11 de outubro, na sede da subseção da Adunesp do campus de São José do Rio Preto, a partir das 10h. A data anteriormente prevista (4/10) foi alterada para possibilitar uma maior participação.

Na pauta, constam os seguintes pontos:

1 - Informes gerais

2 - Redepartamentalização

  • Informes sobre iniciativas da AD Central e das subseções;
  • Avaliação e deliberação sobre propostas de mobilização.
  • Outras iniciativas

3 - Montagem do Chapão da Adunesp

4 - Outros, se houver

O debate sobre os pontos de pauta da plenária tem como pano de fundo uma conjuntura bastante adversa em âmbito nacional, estadual e interna da Universidade.

A administração superior da Unesp nos tem imposto um conjunto de reformas (administrativa e acadêmica), que implicam em profundas mudanças no caráter da nossa Universidade, sem discuti-las com a comunidade; tem mantido nossos salários – num contexto de arrocho – ainda mais baixos do que os pagos pela USP e Unicamp; tem se servido de estudantes bolsistas e professores/as substitutos/as, ambos submetidos a  condições extremamente precarizadas e aviltantes de trabalho, para suprir a ausência de contratações de docentes em regime de dedicação exclusiva e tempo integral (RDIDP) – acelerando o processo continuado de deterioração dos departamentos, dos grupos de pesquisa, das atividades de extensão e também da docência. Eximindo-se de sua responsabilidade, agora joga para os departamentos (por meio da Resolução 63/2019) a responsabilidade pela ausência de contratações, impondo que aqueles com menos de 10 docentes devem “apresentar uma solução”, o que significa junção e/ou extinção.

Para defender nossa Universidade, precisamos mobilizar todas as pessoas que estão preocupadas com o futuro da Unesp, para que unam suas forças e atuem em todas as instâncias possíveis. Dentro do nosso Sindicato, no âmbito dos seus campi e de todas as formas – como conselheiros ou não – nos colegiados da Unesp. Por isso é tão importante a estruturação do Chapão da Adunesp, que deve se constituir numa bancada cuja tarefa básica é exatamente atuar para resistir à destruição da nossa Universidade e para restabelecer nossa trajetória original. Por isso é tão importante a participação de todas/os as/os representantes das subseções e representantes de base na Plenária Estadual de 11/10/2019.

Local e horário

A Plenária Estadual em 11/10/2019, sexta-feira, será realizada na subseção da Adunesp em São José do Rio Preto, localizada no campus local (Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth), a partir das 10h.