Ato de amanhã já produz resultados: Reitor chama sindicatos para conversa e fala de iniciativas junto ao governo

A mobilização da comunidade unespiana – em especial com o agendamento de ato público unificado do Fórum das Seis nesta quinta, 13/12 – produziu os primeiros frutos. Após meses de tentativas de diálogo por parte das entidades sindicais, o reitor da Unesp, Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini, convidou Adunesp e Sintunesp para uma conversa nesta quarta-feira, 12/12, às 8h30.

Pela Adunesp, estavam presentes João da Costa Chaves Júnior e Fábio Ocada. Pelo Sintunesp, foram Alberto de Souza, João Carlos Camargo de Oliveira e Ademir Machado dos Santos. Pela Reitoria, além do reitor, estavam o vice-reitor, Sérgio Nobre, e os assessores Edson Capello Souza e José Paes de Almeida Nogueira Pinto.

O reitor relatou aos presentes as várias reuniões feitas com membros do governo paulista para reforçar a solicitação de suplementação orçamentária e financeira para a Unesp. Uma delas, inclusive, ocorreu na véspera, 11/12. Outra está prevista para hoje, 12/12. De acordo com o professor Sandro, as dúvidas jurídicas expressas pelo governo, em relação à legalidade de um eventual repasse, teriam sido sanadas. Mas não há, até o momento, nada de concreto.

Questionado pelos representantes dos sindicatos, o reitor admitiu que a Universidade tem reservas em valores quase suficientes para arcar com o pagamento do 13º salário dos estatutários, mas que não poderia utilizá-los, pois isso deixaria o caixa descoberto em 2019. Em resposta, os diretores sindicais enfatizaram que, antes de qualquer uso destes recursos, a prioridade deve ser o pagamento do 13º salário dos servidores estatutários.

Aproveitando a oportunidade, Adunesp e Sintunesp abordaram outras questões relevantes para a comunidade, como é o caso do pagamento dos 3% (data-base de 2016) e da mobilização na Alesp (por mais recursos). Também solicitaram uma manifestação oficial da Reitoria sobre os episódios de assédio e intimidação a docentes, relacionados ao movimento “Escola sem partido”. A reunião encerrou-se sem que fosse possível uma abordagem aprofundada sobre estes pontos.

Amanhã, 13/12, ato em frente à Reitoria: “13º salário para todos!” 
Caravanas de vários campi da Unesp e representantes da Unicamp, da USP e do Centro Paula Souza devem comparecer ao ato público organizado pelo Fórum das Seis para esta quinta-feira, 13/12, a partir das 8h30, em frente à Reitoria da Unesp. O objetivo é dar visibilidade à luta pelo pagamento do “13º salário para todos”.

No mesmo dia, às 11h30, o Fórum das Seis vai realizar um ato/debate na Assembleia Legislativa, no auditório Paulo Kobayashi, com o tema “As universidades e a construção das liberdades democráticas”, que se desdobrará em debates sobre os 50 anos do AI5, os 30 anos da Constituição Federal e os 30 anos da autonomia das estaduais paulistas.