Chapão Adunesp informa principais pontos da sessão da CCG em 2/12

Chapão Adunesp informa principais pontos da sessão da CCG em 2/12

Os representantes eleitos pelo Chapão da Adunesp junto à Câmara Central de Graduação (CCG) elaboraram um relato com os principais pontos discutidos e encaminhados na sessão do colegiado em 2/12/2020. A pauta pode ser conferida aqui.

A seguir, a íntegra do relato. Se preferir em PDF, acesse aqui.

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“Prezados colegas,

I - Comunicações da presidência

Destacamos, das comunicações da Sra. Presidenta da CCG, os seguintes informes:

  1. Informou sobre o X Encontro Nacional de Procuradores Educacionais ocorrido entre 25 e 27/11 e cumprimentou o Pesquisador Institucional Alexandre Donizeti Pazoti por ter sido eleito para assumir a Coordenação Nacional do Colégio de Procuradores Educacionais das Instituições Públicas de Educação Superior (Copi-Ipes).
  1. Cumprimentou a Profa. Cláudia Prioste por ter o projeto “Estágio em Psicologia da Educação: problemáticas contemporâneas no contexto educacional brasileiro” premiado na 10ª edição do prêmio Professor Rubens Murillo Marques pela Fundação Carlos Chagas.
  1. Apresentou algumas reflexões de despedida: a posição alcançada pela Unesp, se tornando a 4ª. universidade brasileira melhor avaliada em ranking latino-americano; a implementação de novas modalidade de ingresso nos cursos de graduação (Olimpíadas científicas e Enem); a superação da meta de 50% de ingressantes que cursaram escolas públicas, dos quais 35 % são ingressantes por reserva de vagas(PPI); a implantação do sistema de verificação de autodeclaração como PPI; a criação da Comissão de Acompanhamento e Avaliação de Cursos de Graduação (CAACG); a criação dos programas iNOVAGrad e Brave; a inclusão do Pesquisador Institucional no cotidiano da Pró-reitoria de Graduação; as ações de enfrentamento da crise sanitária decorrente da pandemia, com destaque para a compras de chips. Informou ainda que estão sendo realizadas novas licitações para aquisição dos chips para o próximo semestre.
  1. Agradeceu ao reitor, aos pró-reitores, ao secretário geral, aos membros da CACG e da CCG, aos servidores da reitoria e, em especial à equipe administrativa da Prograd.

II - Comunicações dos membros

Das comunicações dos conselheiros, destacamos: 

Profa. Silvana: solicitou discussão de encaminhamento da reestruturação do Curso de Pedagogia (Ibilce), tendo em vista que: (i) o assunto estava pautado na reunião  do CEE de 02/12/2020; (ii) a necessidade de aprovação da reestruturação pela CCG; (iii) o tempo exíguo para aprovação do CEPE; (iv) o início de matrícula em março próximo na nova estrutura. 

Profa. Gladis: informou que o processo não constou da pauta da reunião pela falta dos documentos necessários para instruir a pauta eque a Prograd aguarda resposta do Conselho Estadual de Educação. Propôs reunião extraordinária da CCG para tratar do assunto, desde que o processo esteja devidamente instruído.

Prof. Sebastião Carlos: diante da fala da Profa. Gladis, sugeriu, então, que Prograd emita documento ao Conselho de Curso, com orientações seguras sobre como proceder, tendo em vista a mudança da Reitoria. 

Profa. Gladis afirma que com ou sem reunião extraordinária serão necessários os documentos para instruir o processo. Sugeriu que a ESU deixe a grade da nova estrutura pronta no SisGrad para matrícula, para que, tão logo, o processo tenha condições de passar por relator “ad hoc” possa ser apreciado pela CCG em reunião extraordinária possivelmente ainda no mês de dezembro. Desse modo, as condições para matrícula estarão prontas. Garantiu que não haverá prejuízo para a matrícula dos alunos na nova estrutura.

Profa. Silvana considerou que o encaminhamento proposto resolve o problema do curso.

Profa. Gladis afirma que já está contatando possíveis pareceristas, e aguarda retorno do Conselho Estadual de Educação e os demais documentos.

 

III - ORDEM DO DIA

Na aprovação da ordem do dia, a pauta foi aprovada por unanimidade sem prejuízo de destaques.

Profa. Gladis pede destaque ao item 1. Relatório Síntese da Gestão (2017-2020), que constou na pauta apenas para ciência dos conselheiros.

Pró-reitora fez uma apresentação do relatório síntese das ações realizadas durante o tempo em que esteve à frente da Prograd. O relatório na íntegra pode ser acessado na página da Prograd. Abaixo seguem os principais pontos do relatório:

1) Novas modalidades de ingresso na Unesp e aperfeiçoamento do vestibular.

2) Resultados das ações de inclusão e políticas afirmativas.

3) Ações para recepção e acolhimento dos ingressantes, com prevenção à violência na universidade.

4) Renovação e inovação nos cursos de graduação e o importante papel da CAACG.

5) Programas instituídos: iNOVAGrad, com ações no momento da pandemia; IEP3; Brazilian Virtual Exchange (BraVE), importante na internacionalização dos cursos de graduação;

6) Sistema de avaliação de disciplinas;

7) Negociação de prazo para creditação da extensão nos cursos de graduação.

8) Acompanhamento de evasão.

9) Projetos de ensino: PET/MEC, PET/Unesp; Núcleos de Ensino; PIBID; Residência Pedagógica e Pró-talentos, somando 1634 bolsas;

10) Ações de estruturação e regulação do PET na Unesp.

11) Ações de acompanhamento dos cursos de licenciaturas e realização de congressos de formação de professores.

12) Ações de internacionalização: BraVE, políticas de idiomas e parcerias institucionais, em especial o Projeto REC-MAT financiado pela Comunidade Europeia no contexto do Programa Erasmus+.

13) Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior (PAADES) e as ações em conjunto com a PROPG no intuito de estabelecer elos entre Graduação e Pós-Graduação.

14) SisGrade criação de novas funcionalidades decorrente de solicitações dos coordenadores de cursos.

15) Ações para o enfrentamento da pandemia: ajustes na legislação interna; aquisição de chips;possibilidadede empréstimos de equipamentos aos alunos; oferecimento de oficinas de formação pelo iNOVAGrad;projeto de teleacolhimento oferecido pelos cursos de Psicologia da Unesp; adiamento e adaptação do vestibular.

16) Criação do portal Alumini para manutenção do vínculo com os egressos.

17) Reformulações para revalidação de diplomas.

18) Incorporação do trabalho do Pesquisador Institucional ao dia a dia da Pró-Reitoria e sua relevância para a interlocução com as avaliações internas e externas, com resultados na melhora das avaliações de cursos pelo ENADE e outras avaliações externas.

19) Estreitamento das relações com o Conselho Estadual de Educação.

20) Fortalecimento dos canais de comunicação com os cursos de graduação e as visitas realizadas às31 das unidades da Unesp.

21) Uniformização do atendimento às legislações referentes aos cursos e a normatização de contratação de docentes para atuar na Univesp.

22) Agradecimentos e solicitação deque os membros da CCG continuem a luta pela qualidade dos cursos de graduação.

Prof. Sebastião Carlos: reafirmou o compromisso dos conselheiros da CCG de continuar a luta pela manutenção da qualidade dos cursos de graduação da Unesp e disse que os atuais conselheiros já deram mostras disso desde que assumiram seus mandatos. Pediu informações sobre o real envolvimento da CCG e/ou da Prograd na nova resolução do PAADES que será ponto de pauta na próxima reunião do CEPE (8/12), em especial sobre a participação de alunos da pós-graduação assumindo aulas na graduação como forma de compensar a falta de contratação docente e com riscos de prejudicar a qualidade do ensino.

Profa. Gladis: respondeu que a Prograd foi consultada apenas extraoficialmente sobre a nova resolução do PAADES, e que houve reunião com a PROPG para tentar garantir que os estagiários da PG possam ter o adequado preparo e acompanhamento para assumir as atividades do PAADES. Considera que o PAADES é importante oportunidade de interação de graduados e pós-graduados e que pode ajudar na prevenção da evasão.

Prof. Sebastião Carlos: pontuou a ausência de uma atuação mais efetiva da Prograd nas normativas que estão sendo instituídas para o PAADES como forma de resolver o problema da falta de professores nos cursos de graduação.

Profa. Cláudia Prioste: reforçou a importância das bolsas de ensino na melhoria dos cursos de graduação e ajuda à permanência estudantil; considerou que as ações de inovações não são suficientes para compensar a falta de professores e reiterou a importância da luta por contratação de docentes se quisermos manter a qualidade dos cursos. 

Profa. Gladis: encerrou a reunião com agradecimentos.

Claudia Prioste

Pelos representantes eleitos pelo Chapão.”