Comunidade do IA convida para “funeral simbólico” e conclama: "Vida longa à universidade pública!"

Em meio à mobilização de professores, funcionários e estudantes da Unesp, Unicamp e USP, a comunidade do Instituto de Artes (IA/SP) da Unesp está organizando um protesto irreverente contra o desmonte da universidade pública. Com o envolvimento dos departamentos de Música, Teatro e Artes Visuais, estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos convidam para um “Funeral Simbólico da Universidade” , no dia 18 de junho, segunda-feira.

A comissão organizadora explica que o protesto terá início às 11h30, com concentração em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, na Praça Ramos de Azevedo (detalhes do itinerário a seguir). A atividade contará com encenações, coral, canções de protesto compostas pelos estudantes, entre outras. As reivindicações que ancoram a manifestação são: 
• Reposição salarial dos professores e servidores
• Contratação de professores e funcionários
• Permanência estudantil

Encarar a crueza da morte... e renascer
Em material divulgado pelas redes sociais, os organizadores conclamam o público interno e externo às universidades a encarar a crueza da morte. “Isso exige coragem, e é fitando a morte que se encara a vida. O funeral simbólico é uma manifestação em favor da vida da universidade pública, é um ato para que possamos refletir sobre as condições de sucateamento que nos têm sido impostas e para fazer ressurgir todo o potencial que a universidade pública tem de contribuir para uma sociedade mais viva, mais justa e verdadeiramente democrática”, diz o manifesto do evento. Ao final, o chamado: “Vida longa à universidade pública”.

Itinerário – Horários estimados
11h30 - Concentração e Manifestação artística em frente ao Teatro Municipal na Praça Ramos de Azevedo, sem número.
12h30 - Saída em direção à Biblioteca Mário de Andrade e Reitoria da Unesp, via Rua Cel. Xavier de Toledo.
13h40 - Caminhada em direção à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, na Praça da República, via Rua Cel. Xavier de Toledo e Rua Barão de Itapetininga.
14h40 - Fechamento do ato em frente à Secretaria de Educação do Estado de São, Paulo Praça da República.