“Escola sem Partido”: Adunesp solicita à reitoria manifestação pública e iniciativas para resguardar autonomia e direitos da comunidade acadêmica

A partir dos debates sobre a conjuntura política e, em especial, os efeitos da onda ultraconservadora que se manifestam em iniciativas como o movimento “Escola sem Partido”, a última Plenária Estadual da Adunesp aprovou um conjunto de iniciativas para salvaguardar a categoria docente contra eventuais situações de assédio. A Plenária, realizada no campus de Rio Preto, em 7/11, avaliou como importante o papel a ser cumprido pela Reitoria da Unesp, no sentido de resguardar, de todas as formas ao seu alcance, a liberdade de cátedra e o direito à livre manifestação de ideias em nossa Universidade.

Em ofício datado de 22/11, a Adunesp apresentou estas ponderações ao Reitor da Unesp, Prof. Dr. Sandro Valentini, como você confere abaixo.

Orientações aos docentes
O Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos (CNASP), do qual fazem parte os advogados que assessoram a Adunesp, elaborou um material intitulado“Liberdade de cátedra, de ensino e de pensamento” . O material está sendo distribuído nacionalmente e orienta os docentes sobre formas de defesa e resistência em relação aos ataques à liberdade de cátedra e de ensino que se intensificam na atual conjuntura. Leia com atenção e tenha o documento sempre à mão. 

Formulário online
Também por deliberação da Plenária de 7/11, a Adunesp está formatando um formulário online, no qual os docentes interessados poderão fazer denúncias de assédio moral e solicitar apoio ao Sindicato. Estará disponível em breve.

Clique aqui para baixar o Ofício Adunesp 19/2018

Clique aqui para baixar o documento da CNASP