Fórum das Seis repudia perseguição política na Unesp de Marília

Fórum das Seis repudia perseguição política na Unesp de Marília

Tendo tomado conhecimento de uma sindicância administrativa contra o presidente da subseção da Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp) no campus de Marília, o Fórum das Seis pronunciou-se sobre o fato. Acompanhe a íntegra da moção, que explica os fatos e conclama a direção da unidade a cancelar a medida:

“Pela extinção da sindicância administrativa contra o presidente da subseção da Adunesp em Marília

O Fórum das Seis – que congrega as entidades sindicais e estudantis da Unesp, Unicamp, USP e Centro Paula Souza (Ceeteps) –, reunido nesta data, manifesta repúdio à perseguição imposta a Henrique Tahan Novaes, docente da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Unesp de Marília, e presidente da subseção da Adunesp no campus.

Nos estertores de sua gestão, que se encerra em 12/11/2020, o diretor do campus, professor Marcelo Navega, abriu um processo de sindicância administrativa injustificável contra o dirigente da entidade sindical, que se explica apenas pela intenção de estabelecer um processo de perseguição política contra o docente.

A alegação é que o presidente da Adunesp local, enquanto membro da Comissão Eleitoral que acompanhava a sucessão para o cargo de diretor da unidade, manifestou opinião dentro do grupo de WhatsApp de um coletivo de pesquisa do qual faz parte, portanto, uma instância privada de comunicação entre seus membros. 

Ressalte-se que inexiste regramento do funcionalismo público, ou mesmo interno à Unesp, que proíba o servidor de expressar suas opiniões em relação a qualquer processo eleitoral, ainda mais em canais privativos de comunicação.

O Fórum das Seis conclama a direção eleita para a diretoria da Unesp de Marília a anular a referida sindicância e impedir que os seus efeitos turvem a história da comunidade acadêmica do campus, marcada pela defesa da democracia na universidade pública e no país.

 

São Paulo, 11 de novembro de 2020.
Fórum das Seis”