Manifesto da Adunesp em defesa dos programas PIBID eResidência Pedagógica

Manifesto da Adunesp em defesa dos programas PIBID e Residência Pedagógica

A AdunespSSind. manifesta seu irrestrito apoio ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e ao Programa Residência Pedagógica – RP, ambos sob a responsabilidade da Capes.

Esses programas, em especial o PIBID, têm feito a diferença positiva na formação de professores, significando um marco na história da educação brasileira. Em momento de pandemia, mais do que nunca fica evidente a importância da formação qualificada de professores, proporcionada por programas como PIBID e RP, pautada na unidade teoria e prática, escolas públicas e instituições formadoras, provocando a necessária e desejada interação entre os diferentes sujeitos envolvidos nesse processo: professor da escola pública, licenciando e professor do ensino superior.

O reconhecimento da contribuição do PIBID e RP à formação de professores tem sido o sonho acalentado por muitos brasileiros que se somaram à defesa de sua manutenção, já ameaçada em diferentes momentos em sua trajetória de pouco mais de uma década. Infelizmente, no momento atual, o corte de investimentos na educação pública, com a Emenda Constitucional nº 95/2017, diminuiu sensivelmente os recursos para estes programas, reduzindo o número de bolsas de 90 mil a 60 mil bolsas.

Em um momento em que o ensino a distância invade livremente a educação brasileira como solução de problemas estruturais, mais do que nunca se faz necessário fortalecer e empoderar políticas de formação de professores comprometidas com a qualidade e a democratização da escola pública.

Pelo fortalecimento e expansão do PIBID e RP como política de Estado voltada à formação de Professores.