Manter e ampliar a greve! Fórum cobra retomada imediata das negociações

A semana iniciada em 28/5, embora curta, foi bastante movimentada nas universidades estaduais paulistas. A greve indicada pelo Fórum das Seis, frente ao reajuste de 1,5% oferecido pelos reitores, já iniciada pelos servidores técnico-administrativos da Unicamp em 22/5, ganhou força e adesão na Unesp e na USP. 

A negociação entre Fórum e Cruesp, marcada para 30/5, foi unilateralmente suspensa pelos reitores, sob o argumento de que o Conselho Universitário da Unicamp, que deveria se reunir em 29/5 para “homologar” o reajuste de 1,5%, não conseguiu fazê-lo devido ao ato da comunidade acadêmica neste dia. Na USP, onde também houve ato da comunidade, o Conselho Universitário reuniu-se e “homologou” o reajuste.

Mas não é papel dos conselhos universitários arbitrar sobre reajustes. A legislação é clara sobre a responsabilidade do Cruesp nas negociações da data-base.

Clique para conferir, no Boletim do Fórum de 30/5/2018, mais detalhes sobre isso e os indicativos para as categorias das três universidades