“PEC do fim da USP”: Fórum apoia ato na USP durante novo CO, em 11/4

A toque de caixa, o reitor Marco AntonioZago convocou uma nova reunião do Conselho Universitário (CO) da USP para a próxima terça-feira, 11/4, às 14h.

 

O objetivo da reunião é concluir a votação sobre o projeto “Parâmetros de Sustentabilidade Econômico-Financeira”, de autoria do reitor. O documento teve seu texto base aprovado na reunião do CO em 7/3, mas os destaques apresentados por conselheiros foram remetidos para nova votação.

O projeto, também conhecido como “PEC do fim da USP”, fixa teto para a folha salarial e autoriza a reitoria a exonerar servidores docentes e técnico-administrativos, arrochar salários e benefícios para alcançá-lo. 

O CO de 7/3 foi realizado sob ataque da PM, com bombas de gás lacrimogêneo e sprays de pimenta, disparados contra os manifestantes que participavam de ato convocado pelo Fórum das Seis. A PM agiu a pedido da reitoria da USP.

Zago convoca este novo CO para 11/4 sem debates prévios e no meio da Semana Santa, na tentativa de inviabilizar a mobilização de docentes, funcionários e estudantes. 

O Fórum das Seis apoia o ato que será realizado pelas entidades representativas da USP durante a reunião, a partir das 12h, e conclama as demais entidades da Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza a comparecerem.