Saiba como foi a sessão da Câmara Central de Extensão Universitária e Cultura em 17/6/2021

Saiba como foi a sessão da Câmara Central de Extensão Universitária e Cultura em 17/6/2021

Confira os principais pontos discutidos e as deliberações, a partir do informe elaborado pelos representantes eleitos pelo “Chapão da Adunesp” junto na CCEC. Confira a íntegra a seguir ou acesse o relato em PDF.

Clique para acessar a pauta da sessão.

........................

“Aberta a 108ª Sessão Ordinária da Câmara Central de Extensão e Cultura pelo Presidente, Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, procedeu-se como segue.

 

Posse de Representante de Presidentes de Comissões Permanentes de Extensão Universitária

Titular: Profa. Dra. Denise Bevilaqua

Suplente: Profa. Dra. Ana Cláudia Vieira Cardoso

Inicialmente, o Prof. Erivaldo esclareceu que, conforme deliberado pelo CO, não há mais a necessidade de justificativa de ausências do titular, bastando somente notificar a PROEC e o suplente será convocado.

EXPEDIENTE

I – Discussão e votação da ata da sessão ordinária realizada em 15/04/2021 e das atas das Sessões Extraordinárias conjuntas da Câmara Central de Graduação e Câmara Central de Extensão Universitária e Cultura realizadas nos dias 17/03/2021 e 25/05/2021.

Atas aprovadas por unanimidade.

II – Comunicações da Presidência

O Presidente da CCEC cumprimentou a Profa. Dra. Denise Bevilaqua e a Prof. Dra. Ana Cláudia Vieira Cardoso pela posse como representantes no órgão colegiado.

Agradeceu também ao Prof. Dr. Paulo Henrique Martinez pela atuação na área da Cultura. Enfatizou na sequência a aprovação de dois projetos de museus via Edital 2/2021, bem como o desenvolvimento de oficinas voltadas ao incremento das ações nessas instituições e nos centros de Cultura e Ciências. É de interesse da Universidade a ampliação e revitalização das ações desenvolvidas nestas áreas.

Salientou que foi instituído um colegiado de Coordenadores para discussão, planejamento e estabelecimento de metas de trabalho.

Reportou-se também ao desenvolvimento de visitas virtuais às UU para discussão sobre a Curricularização da Extensão e encaminhamento das formulações relativas ao Plano Articulado de Extensão Universitária (PAEX).

Por fim, informou ao Colegiado que pretende ampliar a discussão sobre o desenvolvimento do PAEX na CCEC, haja vista a importância dessa iniciativa não apenas para o processo de Curricularização em andamento, mas, principalmente, para a valorização da extensão universitária, estabelecendo diálogo com a sociedade e ampliando a integração aos processos formativos de ensino e pesquisa.

III – Comunicações dos Membros

O Conselheiro José Carlos Miguel falou sobre a preocupação de membros da comunidade unespiana com a integração entre o SISPROEC e o SISGRAD, configurando um conjunto de interfaces importantes para o bom encaminhamento das ações de Curricularização e para melhor articulação entre ensino, pesquisa e extensão, de forma geral. Reportou-se também à importância da retomada do Congresso de Extensão Universitária da UNESP, instância fundamental de discussão dos programas e de políticas públicas neste contexto.

A Conselheira Vera Capellini falou sobre a necessidade de celeridade nos processos de integração de programas e projetos de extensão no SISPROEC, bem como comentou sobre uma importante ação com vistas ao financiamento de ações desta natureza via FUNDUNESP. Destacou que há morosidade na aprovação das propostas de cursos de extensão.

O Prof. Paulo Henrique Martinez agradeceu pela indicação como Vice-Presidente do colegiado e destacou resultados do desenvolvimento de projetos e programas na área da Cultura, em particular na área de Museologia e Centros de Ciência e Cultura.

O Conselheiro Francisco Claudio Alves Marques se referiu à necessidade de prorrogação do mandato do Coordenador de Empresa Jr. de Assis. Solicitou também que a recondução de Supervisores seja reconsiderada, como ocorreu nesse caso

A Conselheira Elen Morales reforçou as preocupações com a necessidade de celeridade no processo de integração entre SISPROEC e SISGRAD, destacando a necessidade de agilização e aperfeiçoamento dos sistemas para melhor sustentação aos programas de extensão e para a efetividade do processo de Curricularização.

Na sequência o Prof. Raul informou que já está em andamento o desenvolvimento do novo SISPROEC, com vistas a começar o funcionamento já em agosto de 2021 e o incremento do processo de integração ao SISGRAD, o que deverá estar em pleno funcionamento em janeiro de 2023. Disse que considera relevante a viabilização do Congresso de Extensão Universitária, o qual deverá acontecer no ano de 2022. Informou, também, sobre o Encontro de Cultura a se realizar no 2º semestre de 2021. Destacou a importância do financiamento de projetos via FUNDUNESP e que vem atuando para viabilizar ações no âmbito da cultura, de enfrentamento à pandemia, do desenvolvimento de ações em comunidades marcadas pela desigualdade e pobreza como o caso de Heliópolis, além de ações efetivas em outros Campus da UNESP. Reconheceu que houve atraso no andamento dos processos relativos a programas e convênios da área de extensão e cultura, por problemas particulares com membros de comissões, enfatizando gestões e empenho para aceleração e otimização dos procedimentos com vistas a minimização do período de tramitação. Expressamente sobre as propostas de cursos de extensão universitária, disse que o desenvolvimento do módulo Cursos de Extensão no SISPROEC contribuirá para acelerar os trâmites. Considera relevante a discussão para o encaminhamento e reorganização dos processos de Empresas Juniores, destacando que a situação de Assis, relativamente à prorrogação do mandato do Coordenador, é provisória e que em breve será resolvida. 

   

ORDEM DO DIA

Destaques da Presidência: destacou-se toda a Ordem do Dia, não havendo necessidade de destaques por parte dos membros.

  • Alterações na Resolução UNESP 02/2020: Esclarecidos os encaminhamentos, o item 1 foi aprovado por unanimidade.
  • Revisão da Portaria que dispõe sobre submissão e avaliação de projetos de extensão universitária: Aprovado por unanimidade.
  • Indicação de representantes do Colegiado para compor a CAPPE: aprovadas, por unanimidade, as indicações de José Carlos, Nélson e Henrique. Os nomes foram indicados por Elen Morales.
  • Indicação de um representante da CCEC para compor o Grupo de Trabalho para revisão da Portaria nº 79/2019 (Empresa Junior): indicação do Prof. Dr. Francisco Claudio Alves Marques, por unanimidade.
  • Grupo de Trabalho para Avaliação de Impactos da Pandemia: Indicação, por unanimidade, de Elen Aparecida Morales e Elisangela Pavanelo Rodrigues dos Santos. As indicações foram feitas por José Carlos Miguel.

Sem mais a debater, o Sr. Presidente da CCEC encerrou os trabalhos, agradecendo a presença de todos(as).”