Unesp Saúde: Adunesp e Sintunesp pedem esclarecimentos à Reitoria sobre ampliação do patrocínio e reversão do reajuste

Unesp Saúde: Adunesp e Sintunesp pedem esclarecimentos à Reitoria sobre ampliação do patrocínio e reversão do reajuste

Após receber várias consultas de servidores docentes e técnico-administrativos, usuários do plano Unesp Saúde, a Adunesp e o Sintunesp enviaram ofício conjunto ao novo Reitor, Prof. Dr. Pasqual Barretti, solicitando esclarecimentos às dúvidas apresentadas. O documento, datado de 20/1/2021, foi dirigido em cópia ao Prof. Dr. Estevão Tomomitsu KimparaPró-Reitor de Planejamento Estratégico e Gestão (Propeg), e ao Prof. Dr. Trajano Pires da Nóbrega, Superintendente do Plano Unesp Saúde.

O texto lembra que, na sessão do Conselho Universitário (CO) realizada em 10/12/2020foi aprovada a peça orçamentária da Unesp para 2021. Um dos pontos aprovados foi a ampliação do patrocínio da Reitoria para o Unesp Saúde, dos R$ 18,150 milhões inicialmente apontados pela Propeg, para R$ 24,150 milhões. O objetivo da ampliação, que integrava a proposta orçamentária aprovada no âmbito do CADE e remetida para debate e votação final pelo CO, como enfatiza o documento das entidades sindicais,era o de “anular o impacto do reajuste do plano de saúde (5,5%) sobre os usuários, já penalizados por anos de defasagem salarial e, mais recentemente, pelo aumento das alíquotas previdenciárias”.

Destacando que a aprovação da proposta foi saudada pelos milhares de usuários do plano, que a consideraram justa e um sinal de sensibilidade dos conselheiros do colegiado máximo da Universidade, o ofício pede ao novo Reitor que divulgue informes mais detalhados sobre quando a medida passará a ter impacto nos holerites, que ainda registram os valores reajustados do plano de saúde.

Adunesp e Sintunesp também aproveitaram a oportunidade para formalizar pedidos de audiência com os novos membros da Reitoria, já feitos no período pós-eleitoral, para tratar dos assuntos de interesse de servidores docentes e técnico-administrativos.

O ofício conjunto é assinado pelo presidente da Adunesp, João da Costa Chaves Júnior, e pelo coordenador político do Sintunesp, Alberto de Souza.