“Fotografias de natureza”, de Reinaldo Feres, iluminam o espaço da AD de Rio Preto. Confira aqui

“Fotografias de natureza”, de Reinaldo Feres, iluminam o espaço da AD de Rio Preto. Confira aqui

O espaço da subseção da Adunesp em Rio Preto organizou uma bela exposição (clique para acessar o cartaz), que pode ser conferida entre os dias 25 e 27/9/2019. “Fotografias de natureza”, de autoria de Reinaldo Feres, traz 40 fotos emolduradas de 30x45cm. As aves estão em grande número, mas também há belas imagens de plantas e outros animais. A mostra conta, ainda, com um pequeno filme com imagens de aves que visitam uma paineira-vermelha-da-Índia, projetada em TV. Todas as fotos são acompanhadas de etiquetas com o nome popular e científico dos animais e plantas estampados, bem como referência do local onde foram produzidas.

Feres é docente aposentado do Departamento de Zoologia e Botânica, no campus da Unesp de Rio Preto, onde atuou de 1985 a 2016; nos dois anos seguintes, trabalhou como professor voluntário.

O interesse por fotografia vem da infância, mas o olhar especial para as aves teve início em 2009. “As aves, além de muito interessantes sob vários aspectos, são emblemáticas”, comenta o expositor. Ele considera que, ao divulgar o conhecimento sobre elas, contribui para expandir o respeito ao meio ambiente em que vivem.

As fotos têm sido levadas em muitas exposições e até apresentações para crianças, desde o maternal até as maiores.

Está longe e gostaria de ver?

Se você não é do campus de Rio Preto, mas gostaria de ver algumas fotos da mostra, clique aqui!

Feres é autor do livro “Aves em frente e verso”, pela Editora HN, que traz aves fotografadas na área do Ibilce, com respectivos textos descritivos. A obra física está esgotada, mas a edição eletrônica pode ser conferida gratuitamente, em dois endereços:

- Na página da editora: http://grupohn.com.br/?p=732

- No site do Ibilce https://www.ibilce.unesp.br/#!/instituicao/museu/patrimonio/aves-do-ibilce/