Aspectos da História da Adunesp

Fundada em 1976, a Associação dos Docentes da Unesp - Adunesp Seção Sindical tem como base os docentes e pesquisadores vinculados à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp.

A Adunesp agrega 11 Subseções Sindicais: em Araraquara, Assis, Bauru, Franca, Jaboticabal, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto, tendo ainda filiados diretos nos demais campi. Sua sede localiza-se na capital paulista.

A luta pelos direitos da categoria, dos específicos aos mais gerais, pela democratização das estruturas de poder da Universidade e contra o projeto neoliberal na educação, tão em voga no final do século passado e no início deste, deu o tom na trajetória da Adunesp desde a sua criação.

Entre altos e baixos, vitórias e decepções... a resistência sempre esteve presente. Os docentes da terceira universidade pública criada em São Paulo nunca se acovardaram. Desde a luta contra o fechamento de cursos e transferências forçadas, em 1976, passando pelas eleições a reitor, em 1984, a redação de novos estatutos, entre 1985 e 88, as conquistas na LDO em 1996, a reação aos ataques da trupe tucana no governo federal e estadual nos anos 90, as históricas greves de 2000 e 2004, a reação vigorosa às reformas neoliberais de Lula, o combate aos decretos de Serra contra a autonomia em 2007, a forte e memorável greve de 2014, entre muitos outros momentos... a categoria nunca se colocou como agente passivo.

A Universidade que temos hoje, com seus avanços e retrocessos, é produto da intervenção ativa da comunidade acadêmica. E o muito que ainda temos a conquistar também o será.

Um pouco desta história está retratado em duas edições especiais da Revista Adunesp: 

  • Em 1996, resgatando os primeiros 20 anos de vida da entidade, seus pioneiros, sua batalha pela estruturação material e política e suas grandes lutas
  • Em 2007, desta vez marcando os 30 anos da Associação.