13 MESES DE PANDEMIA - Adunesp promove live em 22/4 com três abordagens sobre o tema

13 MESES DE PANDEMIA - Adunesp promove live em 22/4 com três abordagens sobre o tema

Já faz mais de um ano desde que o primeiro caso de contaminação por Covid-19 foi detectado no Brasil. De lá para cá, a situação só fez piorar. À mercê de um governo negacionista, o país vê o número de casos e de óbitos bater recordes diários.

Sobre a pandemia, é certo que pouco sabemos além de sua letalidade, e o avanço da transmissão da doença no Brasil abala qualquer previsão otimista com relação aos próximos meses. Não sabemos quando ou como poderemos voltar as atividades presenciais. As perspectivas em torno à vacinação, considerada a grande esperança de dias melhores, ainda são nebulosas.

No âmbito universitário, em um ano difícil, sofremos pressões para adaptações rápidas ao ensino remoto e muitos precisaram patrocinar toda a estrutura de trabalho em suas residências. Isso valeu igualmente para os estudantes, a quem foram impostas as condições de atendimento remoto para se manterem inclusos na universidade.

Para estimular o debate sobre estes e outros tópicos relacionados ao momento atual da pandemia, o GT dos Fóruns de debates da Adunesp está organizando uma live  para o dia 22 de abril, quinta-feira, às 19h, intitulada “13 meses de pandemia – Tensões e angústias em meio ao ensino remoto e ao retorno presencial”, com palestrantes cujas especialidades se entrelaçam em três eixos importantes, que são a pandemia, o ensino e o trabalho desenvolvidos nesse período. São eles:

Dalton de Souza Amorim - Professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP, vai discutir aspectos relacionados ao controle da transmissão do vírus na comunidade e suas implicações para a abertura das redes escolares para as atividades presenciais.

Professor coautor do estudo “Condições para a reabertura da Rede Escolar no Município de Ribeirão Preto no contexto da pandemia de Covid-19” e do artigo “Plano São Paulo deve ser revisto”, publicado na seção Tendências/Debates, do jornal Folha de S. Paulo, de 12/11/2020, elaborados com Adriana Santos Moreno e Domingos Alves., ambos professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.  “Nunca foi plano de contenção, mas de flexibilização da atividade econômica”, diz um trecho do artigo.

Jorge Luiz Souto Maior - Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e professor da Faculdade de Direito da USP, vai abordar os impactos da pandemia na conjuntura do mundo do trabalho.

Em entrevista concedida ao portal Brasil de Fato em 4/3/2021, Souto Maior assinala que os elementos que integram a vida da classe trabalhadora brasileira em meio à pandemia do novo coronavírus, e mesmo antes dela, tornam a atual conjuntura do mundo do trabalho a pior das últimas três décadas. “O maior número de vítimas da pandemia está entre trabalhadoras e trabalhadores que vivem nas periferias das cidades", afirma.

Lalo Watanabe Minto - Professor no Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp, vai abordar os aspectos relacionados ao ensino remoto, seus limites e consonâncias com as políticas de ataque ao ensino superior já em curso.

Em artigo publicado no portal Universidade à Esquerda, ele assinala que, em tempos de massificação do uso da internet, em que mudanças estruturais no mundo do trabalho têm sido operadas com o uso das “plataformas” e “aplicativos”, e de expansão incontrolada do EAD, modificando o campo educacional, “a adoção do ensino remoto não é apenas uma escolha para atender a contingências imediatas como a mera continuidade do ensino; ela tem consequências decisivas sobre o futuro da educação”.

Envie suas perguntas

A expectativa do GT, composto por membros da Adunesp/Sintunesp e estudante, é que a live seja assistida pelos membros da comunidade interna – servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes – e externa.

Se você deseja fazer perguntas aos debatedores, deve enviá-las por e-mail (para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até o dia 20/4.

Como assistir

A transmissão será ao vivo pelo Youtube e Facebook da Adunesp! Próximo à data, os links serão amplamente divulgados.

0704banner2