Abaixo-assinado online pede prorrogação do PIBID! Leia e veja porque é importante assinar

Cerca de 72 mil bolsistas dos PIBID e PIBID Diversidade (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) podem ser desligados abruptamente, devido à decisão do Ministério da Educação em interromper a iniciativa até que sejam implantados novos projetos institucionais. 

O PIBID e o PIBID Diversidade alcançam cerca de 5 mil escolas das redes municipais e estaduais de educação e quase 300 instituições de ensino superior (a Unesp é uma delas), com a oferta de 72 mil bolsas para estudantes das licenciaturas e formadores.

O Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID (ForPIBID) lançou um abaixo-assinado online pedindo a continuidade do programa. Para assinar, vá ao endereço
http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR104607 

Para entender mais
A seguir, reproduzimos texto divulgado pelo ForPIBID, utilizado para angariar adesão de parlamentares à Frente Parlamentar Mista em Prol do PIBID e PIBID Diversidade, de autoria do Deputado Chico Lopes (CE):

“O PIBID e PIBID Diversidade[1] (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma iniciativa de formação em nível superior de professores para a Educação Básica, criado em 2007 pela Capes/MEC. O Programa insere estudantes do curso de licenciatura no cotidiano das escolas da rede pública de educação, onde praticam o ensino sob orientação de um docente do curso e de um professor da escola. Ao mesmo tempo, dá oportunidade para identificação de problemas, estudos e mudanças da realidade das escolas, com o registro de impactos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), melhoria da qualidade e superação da dicotomia entre teoria e prática na formação inicial e continuada de professores, aumento do interesse pela carreira docente na rede pública.

O PIBID e PIBID Diversidade alcançam cerca de 5 mil escolas das redes municipais e estaduais de educação, integradas a programas institucionais de formação para o magistério elaborados em regime de colaboração por quase 300 instituições de ensino superior, com a oferta de 72 mil bolsas para estudantes das licenciaturas e formadores. Esses números se traduzem em inédita organicidade baseada níveis diferenciados de troca de experiências, com resultados para a produção de conhecimento na/sobre a educação, computado nas experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar em pleno desenvolvimento. Também implica em valorização da carreira docente, articulação entre instituições formadoras de professores e sistemas municipais e estaduais de ensino (construindo a parceria entre ensino superior e educação pública básica para a formação de professores) com resultados positivos tanto para a escola como para as licenciaturas.

Para 2018, o governo se nega a atender o pedido de continuidade dos Programas e promete compensar esse equívoco com um programa substituto, o Residência Pedagógica, supostamente similar e sem data para ser iniciado. Essa intransigente e escusa posição do MEC representa incalculável prejuízo para os milhares de licenciandos que passam pelo PIBID a cada ano. Mais que isso, o efeito dos cortes na formação de professores é devastador para a escola pública, que padece pela falta de professores formados, com evidências, em um número crescente de casos, da ausência absoluta de profissionais, por exemplo, para o ensino de ciências (Física, Química, Biologia). É arbitrário e injustificável interromper o PIBID, exceto pelo interesse, cada dia mais claro, de remodelar a educação como parte de um programa ultraliberal e ultraconservador de sociedade, sem que se pese a desigualdade social que isso produz. 

Como sujeitos de direito, denunciamos o humilhante embuste a que somos constrangidos pelo governo federal. Convocando os que fazem parte do coletivo de “quem se importa com a educação”, por um projeto transformador de sociedade, exigimos respeito às conquistas obtidas com grande soma de esforços da sociedade, das instituições democráticas, das famílias que dependem da escola pública. Com a prerrogativa da autoridade de educadores e educadoras, reivindicamos que o Ministério da Educação reveja, imediatamente, sua posição e assegure a continuidade do PIBID e PIBID Diversidade. 

De posse desses esclarecimentos, solicitamos de vossas excelências adesão à Frente Parlamentar Mista em Prol do PIBID e PIBID Diversidade, de autoria do Deputado Chico Lopes (CE),como instrumento de diálogo acerca da manutenção dos Programas, análise dos impactos e das perspectivas de melhoria na formação de professores do Brasil e, por conseguinte, na educação brasileira.”


#ficapibid 
#porrogapibid
#PIBID_ sem_cortes_e_sem_interrupção


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[1] O PIBID Diversidade é uma modalidade do Programa que atende estudantes de licenciaturas interculturais indígenas, quilombolas e do campo.