Ação da Adunesp por correção monetária do 13º salário de 2018 entra em fase de cálculo 

Ação da Adunesp por correção monetária do 13º salário de 2018 entra em fase de cálculo 

No final de 2018, os docentes estatutários da Unesp viram frustrado o recebimento do 13º salário. Sob a alegação de crise financeira, a reitoria pagou somente os valores devidos aos regidos pela CLT, por conta das exigências legais, mas deixou indefinida a situação do restante da categoria. 

A Adunesp e o Sintunesp tentaram fazer gestões junto à administração central, reivindicando que os trabalhadores estatutários recebessem o 13º salário da mesma forma que os seus colegas celetistas, mas, em nenhum momento foram recebidos pelo então reitor. Houve, inclusive, manifestações de servidores em frente à reitoria, mas o impasse não se resolveu.

Diante da recusa ao diálogo por parte das autoridades unespianas, a assessoria jurídica da Adunesp ajuizou ação coletiva reclamando o pagamento também para aos estatutários. A Unesp, por sua vez, só pagou o 13º salário aos estatutários nos meses seguintes – uma parcela foi paga em fevereiro e outra em maio de 2019 – e a ação foi extinta por perda de objeto. 

No entanto, em razão do pagamento não ter sido realizado com correção monetária, a AJ da Adunesp solicitou que a ação tivesse prosseguimento, para que o atraso fosse compensado monetariamente. A iniciativa foi vitoriosa, com trânsito em julgado em favor da entidade sindical. Para cumprimento da sentença, restava à Unesp juntar ao processo a lista de beneficiários da ação, ou seja, docentes estatuários que estavam na Unesp em 2018. A lista, enfim, foi juntada aos autos. 

De posse dessa informação, a AJ da Adunesp já protocolou no processo os cálculos com as diferenças devidas a cada um dos beneficiários. Na próxima etapa, caberá à Unesp concordar ou não com os cálculos apresentados e, por fim, seguir à homologação pela justiça.

A Adunesp divulgará novas informações à medida que surjam.