Adunesp homenageia uma grande militante da educação pública: LISETE ARELARO, PRESENTE!

14032202A Adunesp reverencia o nome de uma das maiores militantes pela educação pública do Brasil, um baluarte na formação de educadores freirianos e comprometidos com um ensino emancipatório.

Lisete Regina Gomes Arelaro partiu em 12 de março de 2022, vítima de um câncer contra o qual batalhava há alguns anos. Uma data triste para todas e todos que se acostumaram a tê-la à frente dos desafios e das lutas da educação pública. Sua rica trajetória teve a USP como palco central. Ali realizou mestrado e doutorado, na Faculdade de Educação, e ingressou como docente e pesquisadora em 1982. Nos anos de 2010 a 2014, foi diretora da unidade. 

Em junho de 2021, já aposentada, recebeu o título de Professora Emérita pela faculdade. No discurso de agradecimento, fez questão de comemorar o crescimento do número de estudantes oriundos da escola pública na USP. “São vitórias construídas com muita luta, discussão e resistência ao discurso conservador e às vezes reacionário que nos ronda”, disse em referência à política de cotas.

Em 2018, num dos eventos de denúncia do movimento Escola sem Partido em que esteve presente, alertou: “É importante que cada professor e professora saibam que o que está se propondo com este movimento é calar os professores que estão trabalhando com a preocupação de formação crítica de nossos jovens." 

Muitos foram os eventos e manifestações na Unesp que contaram sua valiosa presença.

Lisete integrou a equipe de Paulo Freire, na secretaria municipal de educação de São Paulo, no mandato da prefeita petista Luiza Erundina (1989/1992), e foi secretária de Educação em Diadema, em duas gestões (1993/1996 e 2001/2002) do PT. Nos últimos anos, esteve filiada ao PSOL, legenda pela qual disputou o governo paulista em 2018.

A defesa e as conquistas da educação pública brasileira têm a marca desta grande mulher, educadora e militante, a quem rendemos nossas homenagens e de quem emprestamos o farol para seguirmos trilhando os mesmos caminhos.

         A Adunesp se solidariza aos familiares, amigos e à imensa legião de educadores forjados nos princípios e nas lutas de Lisete Arelaro.

         Para sempre presente!