Adunesp manifesta solidariedade à Aduferpe: Em defesa da vida e dos direitos democráticos

Adunesp manifesta solidariedade à Aduferpe: Em defesa da vida e dos direitos democráticos

Diante de mais um episódio de afronta às liberdades democráticas perpetrado pelo governo de Jair Bolsonaro, a Associação dos Docentes da Unesp – Adunesp – vem a público para manifestar apoio e solidariedade à Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe).

A Aduferpe está sofrendo um processo de criminalização por ter se manifestado publicamente em dezembro de 2020, denunciando a ausência de política pública de combate à pandemia, bem como as mortes decorrentes da incúria do Governo Federal na administração da profunda crise sanitária pela qual estamos passando, impondo à população uma política verdadeiramente genocida.

As perseguições contra aqueles que “ousam” criticar sua política já estão se tornando praxe no atual governo. Um exemplo recente ocorreu com dois docentes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que foram advertidos pela Corregedoria Geral da União (CGU) por pronunciarem "manifestação desrespeitosa e de desapreço direcionada ao Presidente da República”. Eraldo dos Santos Pinheiro e Pedro Rodrigues Curi Hallal, este último ex-reitor da instituição, foram pressionados a assinar termo de ajustamento de conduta (TAC) por terem criticado a gestão Bolsonaro em live no YouTube e Facebook, em 7 de janeiro.

Em defesa da integridade física de toda a população brasileira, a Adunesp se soma às milhões de vozes que, nesse momento, e por todo território nacional, clamam por respeito à vida, tanto quanto aos direitos democráticos assegurados pela Constituição.

Fora Bolsonaro!!!

São Paulo, março de 2021.
Diretoria da Adunesp Central

* O desenho que ilustra esta mátéria é do Duke Chargista