Adunesp saúda aprovação de título de ‘Professora Emérita’ à historiadora Anna Maria Martinez Corrêa 

Adunesp saúda aprovação de título de ‘Professora Emérita’ à historiadora Anna Maria Martinez Corrêa 

A indicação da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) de Assis, de concessão do título de ‘Professora Emérita da Unesp’ à historiadora Anna Maria Martinez Corrêa, foi aprovada por aclamação na sessão do Conselho Universitário (CO) de 28/4, realizada em Botucatu. Em seu parecer, o professor Benedito Barraviera relata que a docente é autora de vários livros e que ingressou na Unesp em 1967, no Departamento de História da FCL/Assis, onde desenvolveu a carreira acadêmica, na graduação e na pós-graduação, até a aposentadoria. Em 1973, criou o Centro de Documentação no campus de Assis, que viria a ser o embrião do Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem), consolidado em 1987, órgão voltado a preservar e difundir a memória da Universidade e dos movimentos sociais.

170522b1aO presidente da Adunesp, João da Costa Chaves Júnior, usou a palavra para exaltar o trabalho da professora Anna Maria, lembrando que ela presidiu a Comissão da Verdade da Unesp, criada em fevereiro de 2014. Em março de 2015, a CV da Unesp apresentou o relatório do primeiro ano de atividades em evento no Cedem, reivindicando ao reitor da época, professor Julio Cesar Durigan, que prorrogasse os trabalhos da comissão, conforme previsto na portaria de criação, devido à complexidade da história da formação da Unesp e seu peso específico na geopolítica do estado de São Paulo. 

Frente à negativa do reitor, e por deliberação da plenária da Adunesp realizada em abril de 2015, foi criada a Comissão da Verdade da Adunesp. Fiel aos seus compromissos com a história, memória e verdade da Universidade, a professora Anna Maria assumiu a presidência da CV-Adunesp, o que muito honrou a entidade. 

Com os relevantes serviços prestados, a agora ‘Professora Emérita da Unesp’ contribuiu para elevar a CV-Adunesp e o Cedem ao status de referência para a pesquisa histórica brasileira, conferindo-lhes visibilidade e prestígio que extrapolaram os limites da nossa Universidade.