CEPE aprova critérios para contratações docentes e planilha detalhada por departamento. Confira relato dos membros dos chapões no colegiado

CEPE aprova critérios para contratações docentes e planilha detalhada por departamento. Confira relato dos membros dos chapões no colegiado

Após discussão em reuniões anteriores, a proposta de critérios para contratação de docentes na Unesp, elaborada pela Comissão de Contratação Docente (CCD), foi aprovada na sessão ordinária do colegiado em 14/12/2021. Posteriormente, em sessão extraordinária, no dia 21/12/2021, foi discutida e aprovada a planilha utilizada para classificação dos departamentos.

A seguir, confira o relato preparado pelos membros dos chapões da Adunesp e Sintunesp/Associações. Os documentos citados (critérios e a planilha) podem ser acessados em https://www2.unesp.br/portal#!/ccd/documentacao 

Na sessão de 21/12, foi feita uma homenagem ao professor de Ilha Solteira Francisco Villarreal Alvarado, falecido em 16 de dezembro. 

.............................................. 

Resumo das reuniões do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (CEPE) dos dias 14 e 21/12/2021

(Relatos preparados pelos membros do Chapão da Adunesp e Chapão Sintunesp/Associações) 

 

Reunião Ordinária em 14/12/2021, às 9 h, por videoconferência 

EXPEDIENTE

Foi aprovada a ata da seção ordinária do Cepe, realizada em 23/11/2021.

A professora Maysa Furlan, vice-reitora, destacou que estava sendo aberta a última reunião ordinária do CEPE de 2021 e externou seus agradecimentos ao colegiado, que considerou importante na condução da Universidade nos difíceis tempos da pandemia. Elogiou toda a equipe organizadora e os participantes do Congresso de IC de 2021. Elogiou os trabalhos da Comissão de Averiguação das auto declarações da Unesp e informou que a presidente da comissão, professora Maria Valéria Barbosa, fará uma apresentação no CEPE, na primeira reunião de 2022.

O professor Fabio Ocada alertou que, com a retomada dos concursos da carreira vertical, impõe-se discutir e pacificar a questão acerca de se considerar a residência pedagógica do PIBID como captação de recursos externos. Isso é uma demanda de diversas unidades. Houve alguns apartes de esclarecimentos, em especial sobre que essa questão tem sido tratada de formas diversas, dependendo da Unidade. Parece ter havido consenso de que a discussão é urgente e deve ser rapidamente agendada.

O professor Sérgio Romagnolo chamou a atenção para um assunto que é relacionado à discussão sobre os critérios de contratação de docentes, a saber: a questão das cotas na contratação de docentes. O professor insistiu que isso deveria ser discutido juntamente com os critérios. Mas, como isso não foi feito, alertou que irá insistir para que seja discutido logo na sequência.

O professor João Cláudio Thomeo pediu informações sobre os andamentos e sobre as avaliações de projetos pela AUIN, considerando que há de se envidar esforços para torna-los mais ágeis. Sugeriu que fosse feito um convite ao presidente da AUIN para, numa próxima reunião do CEPE, prestar esclarecimentos.

O professor Edson Cocchieri Botelho, pró reitor de pesquisa, fez uma avaliação positiva do CIC e agradeceu à equipe organizadora, a quem atribui o sucesso do evento, juntamente com os alunos e seus orientadores.

O professor Raul Borges Guimarães explanou sobre as ações da PROEC e sintetizou que 2021 foi o ano da curricularização da extensão. E informou que o planejamento que está sendo realizado é para que 2022 seja o ano da cultura, com maior projeção da Universidade e maior gama de atividades.

A professora Maria Valnice Boldrin, pró reitora de pós-graduação, informou sobre a edição do Prêmio Unesp de Teses, que considerou um sucesso graças aos envolvidos, aos quais agradeceu. Informou, também, que foi elaborado e enviado o relatório do Print para a CAPES e disse que mantém algumas poucas esperanças na continuidade do programa. Informou sobre o andamento de abertura do Sucupira para novas APCNs. Após considerações do professor Marcelo Hott, a professora externou preocupações quanto à delicada situação da CAPES.

A professora Célia Maria Giacheti, pró reitora de graduação, também se manifestou. Agradeceu à gestão reitoral pelo apoio à graduação e também às demais pró reitorias pelas parcerias desenvolvidas. Citou os benefícios das parcerias que resultaram nos laboratórios virtuais, que estão sendo divulgados. Elogiou o CIC e o processo de curricularização da extensão. Agradeceu, também, os coordenadores de curso, pois foi a partir dos dados por eles fornecidos que foram elaborados os editais que pretendem melhorar a graduação. Agradeceu à CCG e ao CEPE pelo apoio e trabalho realizado.


ORDEM DO DIA 

Assunto 1. CRITÉRIOS DE CONTRATAÇÃO DOCENTE

A proposta de critérios para contratação de docentes na Unesp, elaborada pela Comissão de Contratação Docente (CCD), foi apresentada e discutida na reunião extraordinária, do dia 7 de dezembro de 2021. Naquele momento, considerou-se que não se devia votar, para que os conselheiros tivessem oportunidade de se familiarizar com a proposta e apresentar alternativas.

O professor Maurício Delamaro apresentou, em nome de um grupo de conselheiros, uma proposta alternativa à da CCD. A diferença essencial seria a ponderação diferente das dimensões ensino, pesquisa e extensão. Enquanto a proposta original atribuía pesos iguais para as 3 dimensões, a proposta alternativa indicou considerar a dimensão ensino em dobro. A justificativa apresentada foi a preocupação de não se correr o risco de penalizar os departamentos já bem fragilizados que, porventura, tiveram a necessidade de concentrar os esforços naquilo que é o essencial – o ensino de graduação – e, como consequência, tiveram seu desempenho prejudicado nas outras duas dimensões.

Houve diversas manifestações contra e a favor às duas propostas.

Quando da votação, houve inicialmente empate em 11 votos. A proposta da CCD foi a vitoriosa com o voto de desempate da professora Maysa.

Após essa votação, foi esclarecido que parte da proposta da CCD havia mudado. Previa-se a distribuição de 20 vagas finais segundo áreas. Mas isso foi superado internamente à CCD e todas as vagas serão distribuídas segundo os critérios das 3 dimensões. Com isso, criou-se o consenso e não houve necessidade de discussões adicionais.

Durante as 3 reuniões que discutiram a proposta, merecem registro os seguintes pontos:

  1. As atuais regras valerão para o ano de 2022. Para o ano de 2023, é preciso rediscutir os critérios com tempo adequado e não no afogadilho, como foi agora;
  2. Faltam dados para uma quantificação de diversas das variáveis utilizadas. Um exemplo, dentre diversos outros: o tempo de orientação de TCCs deve certamente ser computado no ensino de graduação. Não pode ser computado, neste momento, porque é um dado não disponível de forma uniforme e segura;
  3. As atividades de orientação de IC foram, agora, computadas como carga do docente em ensino. Essa prática da CCD deve ser rediscutida, pois quem deve fazer a definição sobre a contabilização em ensino ou em pesquisa é o CEPE;
  4. Há a grave questão dos departamentos que foram fundidos de forma coercitiva. Há situações graves que devem ser revistas. Exemplar é a situação do IA, em que a alocação de vagas para contratações em um departamento “fundido” pode gerar ainda mais tensões e injustiças;
  5. O professor Fossey considerou que as duas propostas eram variações de uma mesma lógica, e entendeu que essa lógica foi aprovada por unanimidade;
  6. Foi defendido insistentemente por diversos conselheiros que deveria haver uma quarta dimensão a ser considerada no modelo: a gestão. Os membros da CCD afirmaram que seria válido se discutir isso, mas que a inclusão dessa dimensão neste momento seria impossível por falta de disponibilidade de dados uniformes e confiáveis.

Assunto 2. Adiamento da reunião do dia 08/02/22 para o dia 15/02/22.

Foi aprovada por unanimidade.

Demais assuntos.
Foram aprovados, pois não foram destacados.

........................................................................................................................................

Reunião Extraordinária de 21/12/2021, às 9 h, por videoconferência

PONTO DE PAUTA ÚNICO 

1 - Distribuição de vagas, por departamento, para contratação docente no ano de 2022, a partir dos critérios estabelecidos pelo CEPE em 14/12/2021. 

Após o início dos trabalhos pela Secretaria Geral e professora Maysa Furlan, o professor Marcelo Fossey explicou que, depois da reunião de 14 de dezembro, membros da CCD descobriram um erro de programação na planilha utilizada para classificação dos departamentos. O erro foi corrigido, pois ele implicaria no não cumprimento dos critérios estabelecidos. Mas isso acarretou um atraso maior na divulgação da distribuição das vagas, pois diversos membros se incumbiram de novas verificações da planilha.

O professor Maurício Delamaro perguntou se não seria prudente dar um tempo adicional para que se fizesse essa verificação. A resposta da CCD foi que isso não seria necessário.

A professora Ana Elisa Périco, professor João Thomeu e professora Cláudia Prioste insistiram na necessidade de que, em 2022, as discussões sobre a distribuição de vagas sejam feitas com mais vagar e com maior participação da comunidade. Citaram, também, a necessidade de aprimoramento dos critérios e das fontes de informações dos dados.

A distribuição apresentada foi colocada em votação. Foi aprovada com um voto contrário e uma abstenção.

O professor Fossey e a professora Maysa destacaram que o momento é histórico, por retomar as contratações e por introduzir uma nova sistemática nos critérios para a contratação.

A professora Berenice Damasceno leu o que segue, em homenagem ao professor de Ilha Solteira Francisco Villarreal Alvarado, falecido em 16 de dezembro.

Nossas vidas

Há momentos nas nossas vidas onde pensamos que não conseguiremos continuar. São momentos de dor e de profunda tristeza. São momentos de separação. Somos egoístas nesses momentos. Perdemos alguém que amamos. Não teremos mais esse alguém aqui pertinho de nós. Não escutaremos mais a sua voz, as suas palavras, as suas histórias, o seu sorriso. Não sentiremos mais o seu olhar nem o toque de sua mão. É terrível. É um egoísmo impossível de se evitar. Estamos desesperadamente tristes porque quem amamos nos deixou aqui, mesmo que não tenha escolhido nos deixar. É inexorável e não há nada que possamos fazer para mudar isso. Não temos que aceitar ou não, porque não temos escolha. É um fato. Uma constatação de nossa insignificância perante algo muito maior do que nós. Do desconhecido. Nos adaptamos, mas a ausência permanece e permanecerá latente em nossa vida. A falta, a saudade, a tentativa de se lembrar de todos os momentos felizes compartilhados fazem parte de nosso cotidiano. Não há um só momento em que para fazer qualquer coisa, desde uma decisão caseira do dia-a-dia até uma mudança de trajeto de vida, não pense no que você diria, em como decidiríamos juntos, cúmplices e companheiros. Com amor e carinho. Com a partida de nosso amigo ontem, volto a sentir tudo como naquele final de outubro de 2019 (novamente). Sinto como se estivesse vivendo o quê nossa amiga Dalva está sentindo e vivendo e sofro junto, mesmo que não ao lado dela fisicamente. O choro contínuo volta e me pego chorando por ela, pela ausência que ela está vivenciando de um companheiro de tantos anos e choro pela sua ausência, meu amado iluminado. Durante a última madrugada foi como a que vivi do dia 29 para 30 de outubro de 2019. Com muita tristeza, lágrimas, sem comer, sem dormir. Era um pesadelo real que revivi novamente. Um pesadelo estando acordada!

Não há o quê fazer. Não há palavras. Não há gestos, nem nada que amenize. É um período sem sentido e doído. Melhora com o passar dos dias, mas como uma tempestade inesperada, volta e nos encharca de tristeza outras vezes em que há uma despedida tão próxima.

Gostaria de ser mais resiliente, mas não sou. Gostaria de dizer “descansou”, “descanse em paz” ou coisas assim, mas simplesmente não consigo. Sei que quem fica aqui, não descansa e nem fica em paz. É uma luta diária para se levantar da cama e continuar. Às vezes, é uma luta a cada minuto, a cada momento, para se continuar.

Querida Dalva, tente fazer o quê tiver que fazer no seu tempo. Se tiver que chorar, chore; se quiser ficar na cama o dia todo, fique. A vida pode continuar como alguns te dirão, mas todos nós merecemos ter o nosso tempo de tristeza e recolhimento. Todos nós somos humanos e sofremos por conta dessa humanidade. Acredito verdadeiramente que não é apenas aqui, que há uma continuação. Que somos também energia, espírito, alma. E acredito e preciso acreditar que reencontraremos, em algum momento, não sei exatamente onde, a quem amamos. Essa é a minha forma de conseguir continuar.

Um carinhoso abraço aos que conhecem a dor da perda, da separação, e continuam. Cada um da sua maneira. E todas as maneiras são importantes!

Foi feito um minuto de silêncio.

Foi encerrada a reunião com votos da professora Maysa.