CEPE de março teve debate inicial sobre creditação da extensão, análise de recursos, alteração curricular e convênios

CEPE de março teve debate inicial sobre creditação da extensão, análise de recursos, alteração curricular e convênios

Segue relato sobre os debates e encaminhamentos da reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) em 9/3, a partir dos informes dos conselheiros do Chapão da Adunesp e do Chapão Sintunesp/Associações.

Clique para acessar a pauta.

Clique para conferir o relato em PDF ou leia a seguir.

 

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CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Relato da sessão ordinária do CEPE de 9/3/2021

Produzido pelos membros do Chapão da Adunesp e Chapão Sintunesp/Associações no CEPE

A sessão teve início às 9 h, por videoconferência.

Verificadas as presenças, a reunião iniciou-se com um minuto de silêncio pedido pela professora Maysa Furlan, vice-reitora e presidente do CEPE, pelas vítimas da Covid-19 e pelo falecimento da discente Lilian Milena da Silva, aluna do 3º ano do Curso de Graduação em História de Assis.

Foi dada posse do representante docente indicado pela Câmara Central de Pós- graduação (CCPG), professor Jefferson Nascimento de Oliveira.

Seguiram-se as apresentações da Profa. Dra. Maria Valnice Boldrin, Pró-Reitora de Pós-graduação, e do Prof. Dr. Edson Cocchieri Botelho, Pró-reitor de Pesquisa. O debate foi aberto e foram feitas perguntas, críticas, sugestões e argumentações. Uma reflexão iniciada por uma contundente intervenção do conselheiro Fábio Ocada (sobre as raízes do produtivismo e a transformação do professor universitário em mero tarefeiro) representou um momento raro de autorreflexão do papel e da situação da Universidade.

 

EXPEDIENTE

A ata da reunião anterior foi aprovada, com 2 abstenções.

Em suas comunicações, a Professora Maysa:

  • Deu boas-vindas ao novo membro, professor Jefferson, representante docente indicado pela Câmara Central de Pós- graduação (CCPG).
  • Agradeceu a sugestão da professora Berenice Damasceno, para criação do memorial para as vítimas unespianas da Covid-19.
  • Propôs um brinde a todas as mulheres do CEPE, pelo Dia Internacional da Mulher. Fez um breve discurso sobre a importância da participação delas em todos os espaços da Universidade.
  • Sobre a preocupação do professor Sérgio Romagnolo, quanto a cuidar da saúde mental na Universidade, destacou que o tema esteve presente na reunião conjunta do CO/CEPE/CADE e informou que encaminhamentos concretos estão sendo iniciados.

 Nas comunicações dos conselheiros:

  • O professor Maurício Delamaro propôs a inclusão de um ponto de pauta na próxima reunião do CEPE, a partir da reflexão sobre a seguinte questão: “o que é isso, afinal, a extensão universitária?”. Justificou seu pedido argumentando que os entendimentos sobre os conceitos relacionados à extensão não são consensuais, nem de entendimentos pacíficos. Podem existir definições claras, mas elas ainda estão no papel e não no entendimento das pessoas. Citou alguns exemplos disso: a insatisfação com as avaliações das propostas de projetos de extensão, recém-divulgadas, e as confusas discussões referentes à introdução da creditação da extensão nos cursos da UNESP.
  • O professor João Tadeu Ribeiro Paes secundou o professor Maurício, citando um caso concreto. Falou sobre sua estranheza como co-propositor de um projeto de extensão que neste ano foi denegado, pois o relator não o considerou como extensão, sendo que em outro ano tenha sido aceito e muito bem avaliado. Insistiu que trazia seu exemplo para ilustrar um problema que acabou percebendo ser geral.
  • O professor Raul Guimarães, pró-reitor de Extensão, lembrou que o processo de avaliação dos projetos de extensão foi iniciado na gestão reitoral anterior e que a pretensão atual é que a Comissão de Avaliação seja ampliada em participação e em atribuições. A Comissão deverá, a partir de agora, também ser responsável pela confecção dos editais e, especialmente, dos critérios de julgamento. Mas concordou que a promoção de maior consenso em torno das questões, princípios e conceitos referentes à extensão é uma tarefa a ser realizada. E disse pretender trazer, logo, essa discussão para o CEPE.
  • Frente às palavras do professor Raul, o professor Maurício pediu a palavra para retirar a proposta de inclusão do assunto já na próxima reunião do CEPE, para privilegiar o planejamento do pró-reitor. Mas solicitou que o assunto não demorasse para ser pautado.
  • O professor Sérgio externou seu estranhamento quanto ao não cumprimento de deliberação do próprio CEPE que, nas últimas reuniões de 2020, indicou a rediscussão do processo de avaliação dos departamentos e dos docentes para o mês de março atual. O professor Dionizio, presidente da CPA, informou que a pretensão é que o assunto seja abordado a partir da próxima reunião.
  • Diversos conselheiros levantaram preocupações sobre o calendário acadêmico. Mas houve um consenso de que o momento de agravamento da pandemia traz dificuldades adicionais para definições.

Na ordem do dia, apenas dois itens foram destacados:

  • Item 1 - FEIS - Recurso da segunda solicitação de dilação de prazo para integralização curricular de Bernardo Fontes de Andrade, do curso de Engenharia Elétrica, da Faculdade de Engenharia do campus de Ilha Solteira. Com parecer favorável.

Após discussão, a votação foi: contrários: 01; abstenções: 04; favoráveis: 20.

  • Item 2 - FEG - Recurso em relação à decisão que indeferiu a solicitação para dilação de prazo para integralização curricular de Danilo Blanco Mello, aluno do Curso de Engenharia de Produção Mecânica, da Faculdade de Engenharia do campus de Guaratinguetá. Parecer favorável com ressalva.

Após discussão, a votação foi: contrários: 06; abstenções: 04; favoráveis: 15.

Durante a discussão deste item e do anterior, diversos conselheiros indicaram a necessidade de modificar a resolução sobre dilação de prazo, no sentido de dar maior clareza dos motivos a serem considerados para a tomada de decisão. Isso poderia uniformizar os julgamentos nas unidades e diminuir os casos de recursos.

Assuntos não destacados e, consequentemente, aprovados sem discussão:

  • Item 3. Unesp – Minuta de Resolução que dispõe sobre a emissão e o registro de diploma de graduação por meio digital no âmbito da Unesp.
  • Item 4. Ibilce - Alteração curricular do Curso de Pedagogia, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas do campus de São José do Rio Preto.
  • Item 5. FCAT – Transferência de disciplina entre os Departamentos de Produção Animal e de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas do campus de Dracena.
  • Item 6. FCHS – Acordo de Cooperação a ser celebrado entre a UNESP e a University of Maine, EUA.
  • Item 7. IBB – Convênio entre a Unesp/IB do campus de Botucatu e a Fundação do Instituto de Biociências (Fundibio). (Código no 2100.0177- Sistema de tramitação de Convênios).
  • Item 8. Ibilce – Convênio entre a Unesp/Ibilce do campus de São José do Rio Preto e a Virginia Commonwealth University, EUA. (Código no 2100.0244-Sistema de tramitação de Convênios).
  • Item 9. FEB – Relatório final e nova proposta de Convênio entre a Unesp/FE do campus de Bauru e a Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (Fundeb).
  • Item 10. Unesp – Relatório final do 1o Anexo ao Acordo de Cooperação entre a Unesp e a Universidade do Porto (U. Porto), Portugal.
  • Item 11. Unesp – Convênio entre a Unesp, o Banco Santander (Brasil) S.A. e a Universia Brasil S.A.
  • Item 12. IQAr – Convênio de Cooperação Acadêmica entre a Unesp/IQ do campus de Araraquara e a Prefeitura Municipal de Araraquara.