Colegiados centrais têm novos docentes eleitos pelo Chapão da Adunesp. Retorno da representação estudantil a partir de agosto fortalece luta conjunta e defesa da universidade

Colegiados centrais têm novos docentes eleitos pelo Chapão da Adunesp. Retorno da representação estudantil a partir de agosto fortalece luta conjunta e defesa da universidade

Entre os dias 22 e 25 de maio de 2023, aconteceram eleições para o preenchimento de vagas docentes remanescentes nos órgãos colegiados centrais. O “Chapão da Adunesp” apresentou candidaturas a algumas delas, sendo todas vitoriosas (confira no intertítulo ao final do texto).

A Adunesp parabeniza todos os eleitos e eleitas, na expectativa de que fortaleçam a luta em defesa da universidade pública, dos interesses da categoria docente e da comunidade como um todo.

No mesmo processo eleitoral, foram eleitos representantes discentes para todos os colegiados centrais. O fato é histórico e merece algumas lembranças e considerações.

Já faz quase duas décadas que os estudantes da Unesp estavam ausentes destes órgãos, embora tenham direito a isso. Até o início dos anos 2000, as indicações dos nomes eram feitas pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) Helenira Resende, de acordo com as formas organizativas do segmento. Quando o DCE se desestruturou, a participação cessou. Desde então, Adunesp e Sintunesp apoiaram e estimularam a reorganização da entidade, tendo em vista a importância da participação estudantil nos colegiados, mas não houve avanço. O assunto também foi abordado pelos representantes dos ‘chapões’ em várias sessões dos órgãos.

Na sessão do CO de 20/10/2022, o tema entrou em pauta. O reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti, lembrou que estamos nos aproximando de uma reforma nos estatutos da Universidade, que ainda guarda muitos resquícios da ditadura militar, e que a presença dos estudantes seria importante neste processo. Após os debates, foi aprovada a proposta de retorno da representação do segmento por meio da escolha dos conselheiros estudantis pelo sistema e-voto, a ser feita de modo transitório. Caso o DCE se reestruture, poderá recuperar seus mecanismos de representação.

O processo eleitoral realizado agora preencheu quase todas as vagas às quais os estudantes têm direito, sempre na proporção de 2/3 das vagas para graduandos e 1/3 para pós-graduandos. Foram eleitas 15 duplas titular/suplente no CO, cinco no CEPE, duas na CCG, duas na CCPG, três na CCEC, duas no CADE e duas na CCPe. Ficaram em aberto: uma dupla de graduandos para a CCG e uma dupla de pós-graduandos para a CCPG. Segundo o secretário-geral da Unesp, professor Erivaldo Antonio da Silva, há a possibilidade de uma eleição complementar, no segundo semestre, para preencher estas vagas.

Na sessão do CO em 29/6/2023, o representante da Adunesp, Antonio Luís de Andrade (Tato), saudou o retorno do segmento estudantil aos colegiados. “Temos que ter acolhimento, empatia e vontade política para inserir efetivamente nos debates o setor que justifica a missão da nossa instituição”, disse. “É hora de consolidar o passo importante dado após esses quase 20 anos.”

Os eleitos e as eleitas – docentes e discentes – tomam posse nos respectivos colegiados a partir das sessões de agosto.

 

Unidade dos três segmentos

A volta da representação estudantil aos colegiados centrais tem um importante peso político. Ainda que a distribuição entre os segmentos seja desigual – 70% para docentes, 15% para técnico-administrativos e 15% para estudantes – a presença nos colegiados permite a participação nas discussões e, se necessário, a denúncia de medidas que caminhem na contramão da defesa dos interesses da universidade e de sua comunidade.

................

Os eleitos e as eleitas do “Chapão da Adunesp”

Câmara Central de Graduação (CCG)
Subárea de Ciências Agrárias
Titular: Noeme Sousa Rocha - FMVZ
Suplente: Flavia de Almeida Lucas – FMVA

Câmara Central de Extensão Universitária e Cultura (CCEC)
Representantes de Presidentes de Comissões Permanentes de Extensão Universitária e Cultura
Titular: Luiz Claudio Nogueira Mendes - FMVA
Suplente: Ricardo Pires de Paula – FCT

Representante de Supervisor de Unidade Auxiliar
Titular: Alan Peres Ferraz de Melo - FEIS
Suplente: Juliano Carlos Calonego – FCA

Conselho de Administração e Desenvolvimento (CADE)
Subárea de Ciências Agrárias
Titular: Marcos Chiquitelli Neto - FEIS
Suplente: Alan Rodrigo Panosso – FCAV

Clique para conferir documento da Secretaria Geral da Unesp, com todos os eleitos