Confira os informes da reunião da Câmara Central de Pesquisa em 23/2

Confira os informes da reunião da Câmara Central de Pesquisa em 23/2

Como representantes de área junto à CCPe (Câmara Central de Pesquisa), eleitos pelo “Chapão da Adunesp”, apresentamos abaixo nosso relato coletivo da reunião ordinária, ocorrida em 23/2/2021.

Clique aqui para conferir a pauta.

 

Palavra do Pró-Reitor de Pesquisa

- Prof. EdsonCocchieri Botelho, Pró-Reitor de Pesquisa, e prof. ErivaldoAntonio da Silva, Secretário-Geral, apresentam-se e fazem a apresentação de toda a nova equipe.

- Prof. Edson dá início à reunião e adianta que abrirá apenas para 3 perguntas, justificando devido ao curto tempo que sobrará.

 

Palavra do Comitê COVID-19

- Profa. Ludmila Candidaapresenta o plano de retomada das atividades. Reitera que não é totalmente similar ao Plano SP, mas segue a base desse plano, considerando critérios epidemiológicos. Durante a apresentação, esclarece que os principais critérios de retomada dependem da Unidade local. Foi relatado que,com mudança de Reitoria, existe a possibilidade de que pequenas mudanças ocorram.

- Profa. Célia Nogueira dá sequência à apresentação da Profa. Ludmila. Foram resumidas as principais ações durante a pandemia em 2020.O plano de ações para 2021 foi apresentado, destacando o combate às fakenews, infraestrutura, pesquisas, serviços e atenção para a saúde mental.

 

Votação da ata da reunião anterior

- A ata da sessão realizada no dia 17/11/2020 foi votada. Não houve questionamento, não houve votos contrários nem abstenções. A ata foi aprovada por unanimidade.

- - Prof. Jonas Contierorelata que orientanda retornou da Capes Print e houve dificuldade na burocratização quanto aos materiais biológicos importados e sugere que todo o processo deveria estar na Pró-Reitoria de Pesquisa.

 

Palavra dos membros

Prof. Rui Seabra pede atenção da Pró-Reitoria para uma resolução da carreira depesquisadores, que possui poucas e confusas resoluções.

- Profa. Eliane Gonçalves reforça a importância do escritório de pesquisa.

- Prof. Edson reitera o obstáculo da variável COVID e redução de orçamento para pesquisa. A estratégia de apoio a grupos emergentes foi ressaltada, tendo em vista que FAPESP, Capes e CNPq não priorizam esse grupo. Dentro do planejamento também incluiu o Capes Print e a limitação devido à pandemia.

- Prof. Vitor Engrácia se apresenta junto com prof. José Roberto Gnecco como eleitos pelo Chapão,e se disponibilizam para ajudar a Pró-Reitoriae representar a ADUNESP. Reforça a necessidade de maior apoio para estudantes menos favorecidos do ponto de vista socioeconômico.

- Profa. Carolina Fernandes sugere revisão do Pós-Doc e importância de apoio para professores recém-chegados.

- Prof. Rui Seabra destaca que está muito competitivo o processo com agências de fomentoe que grande parte do financiamento da FAPESP vai para a USP.Foi levantada a hipótese do investimento privado.

- Prof. José Roberto Bortoletoreforça a relação com as agências de fomento e parceria entre instituições.

- Profa. Renata Garcia pergunta por que muitos professores não pedem bolsa de iniciação científica.

- Prof. José Roberto Gnecco relembra o orçamento que não foi usufruído anos atrás pela UNESP, referente aos R$13.000.000,00. Na época, foi relatado falta de mobilidade do Reitor.