Data-base 2023: Assembleias de base até 3/4 vão debater propostas para a nossa pauta. Participe no seu campus 

Data-base 2023: Assembleias de base até 3/4 vão debater propostas para a nossa pauta. Participe no seu campus 

Maio é o mês da data-base dos/as servidores/as docentes e técnico-administrativos/as das universidades estaduais paulistas. É o período em que negociamos com o Conselho de Reitores/Cruesp as nossas reivindicações salariais, condições de trabalho e outras, que também envolvem o movimento estudantil. 

O primeiro passo na mobilização é a montagem da Pauta Unificada de Reivindicações 2023, que o Fórum das Seis (que engloba os sindicatos e entidades estudantis das universidades estaduais e do Centro Paula Souza) pretende entregar aos reitores até meados de abril, já com o pedido de agendamento de negociações. 

Os informes sobre a data-base 2023 estavam na pauta da Plenária Estadual da Adunesp em 16/3, que também discutiu o calendário das eleições na entidade (clique para ver matéria). De acordo com os indicativos do Fórum das Seis, as sugestões para a pauta devem ser colhidas em uma primeira rodada de assembleias de base. Depois disso, elas serão tabuladas e, se houver consenso, a pauta será fechada. Caso contrário, haverá uma segunda rodada.

A Adunesp orienta suas subseções e representações de base a realizarem assembleias até 3 de abril. No dia 4, haverá nova plenária estadual para definir as propostas que a Adunesp levará ao Fórum das Seis. Fique atento/a à convocação no seu campus e participe!

Os indicativos do Fórum: Reajuste, condições de trabalho e outras 

Para subsidiar as discussões, o Fórum das Seis produziu um boletim com as propostas de reivindicações. 

Na questão salarial, a sugestão para debate nas assembleias é que reivindiquemos a reposição de perdas para voltarmos ao poder aquisitivo de maio/2012. A projeção é que esse índice chegue a 26,03%. Nossa reivindicação ficaria assim composta:

- Em 1º/5/2023: 16,18% de reajuste (7,10% da inflação de 14 meses, março/2022 a abril/2023, + 8,48%, que é a metade da diferença que falta para repor o poder de compra de maio/2012).

- Até final de 2023: 8,48% (a outra metade que falta para repor maio/2012). Nova negociação em outubro/2023.

Veja no quadro:

A proposta de pauta do Fórum contempla um total de seis itens. São eles: 

I - Salários e valorização dos níveis iniciais das carreiras  

Além da questão salarial (acima), este ponto também traz a reivindicação de valorização dos níveis iniciais das carreiras.  

II - Acompanhamento dos efeitos da pandemia da Covid-19: Necessidade de continuidade do monitoramento epidemiológico, a elaboração de diagnósticos sobre as condições de vida, saúde física e mental, agravos pós-Covid, entre outros pontos.

III - Acesso e permanência estudantil/gratuidade ativa: Reivindicações voltadas aos estudantes, abordando questões como: políticas de cotas, moradia estudantil, restaurantes universitários, bolsas, saúde mental e outras. 

IV - Condições de trabalho e estudo: Questões relacionadas às creches, às contratações, combate aos assédios e outras formas de violência, políticas de inclusão e diversidade, fim das terceirizações, entre outras. Há um tópico específico que reivindica a devolução dos tempos congelados pela LC 173/2020 para todos/as.

V - Defesa da saúde pública, dos Hospitais Universitários (HU) e Centros de Saúde:  Reivindicações que envolvem a defesa do caráter público dos hospitais universitários e centros de saúde, contratações, Iamspe e outros pontos.

VI – Centro Paula Souza: Defesa do reconhecimento do vínculo entre o Centro Paula Souza – que administra as escolas técnicas/ETECs e faculdades de tecnologia/FATECs públicas do estado – e a Unesp.