Defesa da ciência e da educação: Adunesp convida para atividades da “Marcha pela Ciência” em 7/7, na Av. Paulista

Defesa da ciência e da educação: Adunesp convida para atividades da “Marcha pela Ciência” em 7/7, na Av. Paulista

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e outras entidades ligadas à ciência e à educação estão organizando atividades em todo o país para o final de semana de 6 e 7 de julho. Em São Paulo, a “Marcha pela Ciência SP 2019” será realizada na Av. Paulista, com uma série de atividades concomitantes (veja a seguir).

A iniciativa guarda relação com o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, 8 de julho, data de fundação da SBPC, em 1948. Também haverá atividades em outras capitais, como Belo Horizonte (6/7), Rio de Janeiro (7/7/) e Brasília (10/7). O objetivo é defender a ciência e a educação, levando às ruas a produção científica das universidades, em contraponto à difícil conjuntura vivida pela ciência nacional, com cortes de recursos e tentativas de cerceamento.

Em São Paulo, as associações docentes das universidades estaduais paulistas (Adunesp, Adunicamp e Adusp) apoiam a organização da Marcha junto com a SBPC, Cientistas Engajados, Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) e Instituto Questão de Ciência (Iqc).

Como será em SP

No dia 7/7, a Av. Paulista será palco de três atividades concomitantes:

  • “Feira de Ciências”, das 10h às 17h.
  • “Varal de Banners de Congresso”, das 14h às 17h.
  • “Caminhada contra o obscurantismo”, com início às 16h.