Deu Chapão da Adunesp 100% no CEPE, CADE, CCG, CCEC e CCPe

Deu Chapão da Adunesp 100% no CEPE, CADE, CCG, CCEC e CCPe

Passada a apuração das eleições aos órgãos colegiados centrais da Unesp, realizadas de 4 a 7 de maio de 2020, a grande vencedora é a nossa Universidade. Em meio à pandemia da Covid-19, em uma campanha vigorosa, todas as candidatas e todos os candidatos apresentados pelo Chapão da Adunesp ao CEPE, CADE, CCG, CCEC e CCPe foram eleitos.

Esse grupo de novos representantes, formado por docentes lotados na maior parte das unidades da Unesp, e com diferentes graus de experiência na política universitária, terá um trabalho relevante pela frente e assume o compromisso de defender, em cada um destes colegiados, as posições políticas e propostas que expressam a defesa da universidade pública e da comunidade acadêmica, o resgate do nosso ethus acadêmico e a dignidade do trabalho docente.

A vitória histórica obtida pelo Chapão é a demonstração de que predomina na categoria docente a firme disposição de reconstruir a Unesp como espaço público, democrático e socialmente referenciado.

A situação no CO

No Conselho Universitário (CO), a eleição dos representantes docentes se dá de modo diferente, pois cada unidade universitária elege uma dupla de titular/suplente.

Vários dos eleitos neste pleito identificam-se com os princípios defendidos pelo Chapão e, a partir de sua posse, no início do segundo semestre, certamente vão enriquecer as discussões neste colegiado.

Organizar o trabalho coletivo

Os resultados dessa eleição asseguram que poderemos ampliar o debate político sobre a função da Universidade, para que a comunidade ocupe o lugar que lhe cabe na gestão acadêmica da Unesp.

A partir de agora, começa a etapa de organização da atuação coletiva dos eleitos para fazer frente às dificuldades que se apresentam neste momento e para os próximos anos. De acordo com o compromisso assumido durante a campanha, os eleitos pelo Chapão da Adunespvãose articular para a grande tarefa de representar a categoria docente, debatendo previamente a pauta de cada reunião e divulgando à comunidade os desdobramentos das sessões dos colegiados.

De imediato, algumas questões importantes estarão em pauta. Caberá às conselheiras e conselheiros eleitos no pleito atual, por exemplo, estabelecer os parâmetros para as próximas eleições à reitoria da Unesp. Também caberá a eles discutir democraticamente, com profundidade e compromisso com a Unesp, as implicações do isolamento social e a gestão da Unesp nesse período, bem como os melhores caminhos para a retomada das atividades, uma vez passado o perigo da Covid-19.

Mandatos

Os mandatos de todos os colegiados centrais têm duração de dois anos, mas a posse se dará em momentos diferentes. Veja:

  • CO, CADE, CCG: A maioria dos representantes docentes atuais encerra o mandato em junho/2020.
  • CEPE: A maioria dos representantes docentes atuais encerra o mandato em maio/2020.
  • CCEC: O mandato dos docentes atuais encerra-se em setembro/2020.
  • CCPe: As duas duplas de líderes de pesquisa atuais encerram o mandato em agosto/2020.
  • CCPG: Após mudança aprovada este ano, os docentes deixaram de ter direito a indicar seus pares neste colegiado.

Clique para ver o boletim “Adunesp via NET”, que traz também a lista dos eleitos pelo Chapão.

Clique para acessar o Despacho dos Eleitos, documento oficial da Secretaria Geral

Clique para acessar a votação final das eleições, em documento oficial da Secretaria Geral