Entrega de relatórios: Vice-reitora mostra-se sensível a pedido de adiamento de prazos feito pela Adunesp

Entrega de relatórios: Vice-reitora mostra-se sensível a pedido de adiamento de prazos feito pela Adunesp

A Adunesp vem sendo procurada por docentes de vários campi, nas diversas situações cujo prazo para apresentação dos seus relatórios de atividades à Comissão Permanente de Avaliação (CPA) se encerra em 30 de abril. A exigência estende-se à parte dos professores da Universidade, que expuseram inúmeras dificuldades em cumprir esse prazo em função de situações impostas pela pandemia de Covid-19.

Atendendo à solicitação do professor Fábio Ocada, em nome dos representantes do Chapão da Adunesp no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (CEPE), o professor João Chaves, presidente da Adunesp, entrou em contato com a vice-reitora da Unesp e presidente do colegiado, professora Maysa Furlan, que o recebeu em reunião online no dia 23/3/2021 para tratar do assunto.

Chaves procurou expor as dificuldades desta parcela da categoria, especialmente decorrentes das demandas e cenários criados pela pandemia: necessidade de preparar e ministrar aulas remotas, bastante diferentes das presenciais, demandas familiares decorrentes dos cuidados com a pandemia (cuidar de pais e mães, apoiar filhos pequenos), entre outros. No caso dos docentes dos cursos da área da saúde, ainda estão envolvidos com aulas presenciais e remotas, protocolos e EPIs, aulas sendo repetidas para turmas subdivididas, sobrecarga de tarefas por haver menos colegas trabalhando (por serem de grupos de risco).

A professora Maysa mostrou-se bastante sensível às argumentações da Adunesp. No dia seguinte à reunião, ela informou ter conversado com o presidente da CPA, professor Dionizio Paschoarelli. A vice-reitora disse que ambos acharam a solicitação “muito razoável” e que vão formatar uma proposta. Ela pediu que a Adunesp “tranquilize os docentes” e convidou o presidente da entidade para nova conversa em breve.

Debate no CEPE

Em meio à gravidade da situação imposta pela pandemia, os conselheiros do Chapão da Adunesp junto ao CEPE vêm abordando no colegiado não só os prazos de entrega dos relatórios, mas também a reivindicação de que todo o cronograma seja rediscutido e, sobretudo, que o ano de 2021 se destine a uma meta-avaliação do processo determinado pela CPA.

Ainda em relação à CPA, a reivindicação histórica da Adunesp é que seja suprimido o seu caráter punitivo e persecutório, bastante acirrado na gestão reitoral passada, que ela tenha seus membros eleitos e que passe a se subordinar ao CEPE e não mais à reitoria.