Fórum das Seis divulga moção contra retorno sem garantias sanitárias

Fórum das Seis divulga moção contra retorno sem garantias sanitárias

Reunidas em 18/8/2020, as entidades que compõem o Fórum das Seis fizeram um levantamento inicial sobre as possíveis voltas ao trabalho e às aulas presenciais nas universidades estaduais e nas ETECs e FATECs do Centro Paula Souza. Os informes revelam situações diferenciadas, muitas delas preocupantes.

Na USP e na Unesp, por exemplo, intensifica-se a pressão pelo retorno de parcelas dos servidores técnico-administrativos ao trabalho presencial, sem levar em conta se atuam em serviços essenciais ou não. No Centro Paula Souza, há a possibilidade de retorno às aulas presenciais a partir de outubro.

A pandemia de Covid-19 mantém-se em patamares assustadores, com números de casos e de mortes que ainda deixam nosso país entre os primeiros no triste ranking mundial desta cruel doença. O Fórum das Seis vê com extrema desconfiança a movimentação do governo estadual no âmbito do Plano São Paulo, que reclassificou a maior parte do estado na cor amarela sem que o ritmo do contágio e dos óbitos tenha regredido. Não restam dúvidas de que interesses econômicos estão se sobrepondo à preservação de vidas.

Neste cenário, o retorno às atividades presenciais, seja o trabalho administrativo ou as aulas, sem a existência de vacina e condições sanitárias adequadas (produtos preventivos, estrutura física e de pessoal nas unidades), é um atentado à vida de professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e familiares de todos!

O Fórum das Seis solicitou reunião urgente com o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) para debater, coletivamente, esse cenário.

RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS SOMENTE COM VACINA E GARANTIAS SANITÁRIAS! NOSSAS VIDAS IMPORTAM!