Fórum das Seis indica adesão ao 18M, dia nacional de paralisações e manifestações em defesa da educação pública

Fórum das Seis indica adesão ao 18M, dia nacional de paralisações e manifestações em defesa da educação pública

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), as centrais sindicais e entidades representativas nacionais, estaduais e municipais da educação (como o Andes-SN, a Fasubra, a UNE, a UBES e outras) estão convocando a realização de um dia de greve nacional da educação em 18 de março, o 18M.

A educação e a ciência públicas brasileiras estão sob ataque e, mais do que nunca, é hora de nos mobilizarmos em defesa desses patrimônios da nacionalidade. Além disso, após os ataques realizados pelo presidente da República ao Congresso Nacional e ao STF, o 18M se traduz também como um dia de mobilizações em defesa da democracia.

No âmbito federal, após a aprovação da reforma da Previdência, temos um conjunto de propostas apresentadas pelo ministro Paulo Guedes, que devem tramitar no Congresso Nacional no próximo período, que aprofundam uma mudança radical no modelo de Estado, desde o financiamento dos serviços públicos (saúde, educação etc.), passando por uma série de ataques aos servidores (fim da estabilidade, autorização para os entes federados reduzirem contingentes e salários etc.), cortes injustificáveis na pesquisa e na ciência públicas, entre outros, que visam a completar o processo de destruição do serviço público brasileiro. Além disso, há a iminência de uma reforma tributária que, se aprovada, afetará diretamente os mecanismos de financiamento das universidades públicas paulistas. A ameaça de extinção do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) pode aprofundar de forma dramática o sucateamento da educação básica no país.

Na esfera estadual, estamos em processo de mobilização contra a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governador João Doria à Assembleia Legislativa (Alesp) em novembro (vide Boletim do Fórum de 21/2/2020).

Nas universidades estaduais paulistas e no Centro Paula Souza, estamos em início de campanha salarial e vamos à luta contra o arrocho salarial, a falta de contratações, a precarização do trabalho, entre outros.

Aderir e fortalecer o 18M

Em todo o país, a expectativa é que o 18M seja um grande dia unificado de todos os setores da educação, do ensino fundamental ao superior, em defesa da educação e do conjunto dos serviços públicos.

Reunidas em 21 de fevereiro, as entidades que compõem o Fórum das Seis indicaram a participação no 18M, conclamando suas categorias a aderirem às paralisações e mobilizações nos campi e em suas regiões. O indicativo é que sejam feitas assembleias de base entre os dias 2 e 12/3, para deliberar sobre a adesão.

Clique para mais detalhes no Boletim do Fórum