Pauta do CO em 29/8 inclui documento de conselheiros sobre isonomia. Acompanhe a reunião online

Pauta do CO em 29/8 inclui documento de conselheiros sobre isonomia. Acompanhe a reunião online

 

A próxima reunião do Conselho Universitário (CO) da Unesp, em 29/8/2019, terá um ponto de pauta especialmente importante para os servidores docentes e técnico-administrativos da Unesp. Trata-se do item 5, a respeito do tema “isonomia entre as três universidades estaduais paulistas’.

A proposta de inclusão do assunto na pauta foi feita durante a reunião do CO de 27/06/2019, pela conselheira Dayse Iara dos Santos, representante docente da FC-Bauru, com o apoio dos demais representantes docentes membros do “Chapão da Adunesp” e de todos os conselheiros técnico-administrativos membros do “Chapão Sintunesp/Associações”. A indicação foi aprovada por ampla maioria.

Para subsidiar a discussão no CO e, também, cumprir as exigências para inserção de pauta neste colegiado, eles enviaram documento à secretaria do órgão, com os principais aspectos sobre a isonomia. No texto, lembram que a “a quebra da isonomia com a USP e a Unicamp é apenas um dos aspectos do processo de desconstrução da nossa Universidade, resultante das políticas reitorais que têm promovido o rebaixamento contínuo das nossas condições de trabalho e estudo, num processo acelerado de decomposição que, se não for revertido a tempo, nos levará rapidamente à condição de sucateamento de difícil reversibilidade”. O documento, que também traz uma série de tabelas, destaca que a quebra da isonomia está “intimamente relacionada ao processo de deterioração da nossa instituição como um todo – fruto de políticas do governo estadual, em perfeita sintonia com as diretrizes do governo federal, de desmonte do serviço público brasileiro, e, em especial, das instituições públicas que produzem ciência, tecnologia, pensamento crítico e educação de qualidade”.

Na pauta do CO de 29/8, o anexo sobre o assunto inclui um texto da reitoria e o documento apresentado pela conselheira Dayse (a partir da pág. 24). Clique para conferir.

Adunesp e Sintunesp também elaboraram um boletim conjunto, que expõe a argumentação das entidades sobre a isonomia de forma visualmente mais acessível. Clique para acessar.

Transmissão online

Como habitualmente ocorre, a reunião do CO em 29/8 será transmitida online pela TV Unesp. O link para acompanhamento, via Internet, é https://tv.unesp.br/co. É importante que a comunidade assista os debates para se informar sobre como os seus direitos são tratados no órgão máximo de deliberação da Universidade, em especial, pela atual gestão.