A Plenária Estadual do Funcionalismo, realizada em formato híbrido em 30/9/2023, reuniu cerca de 200 representantes de entidades sindicais, movimentos sociais e parlamentares. A atividade foi organizada pela Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, que agrupa cerca de 90 entidades, entre elas as que compõem o Fórum das Seis.
A plenária discutiu temas que interessam ao conjunto das categorias e à população, como a terceirização e a privatização, a reforma administrativa (em SP e em âmbito federal), a declarada intenção do governador Tarcísio de Freitas de reduzir os investimentos constitucionais em educação, entre outros ataques, que levariam à precarização de direitos do funcionalismo e ao desmantelamento dos serviços públicos. A luta contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM, que ganhou destaque na imprensa com a greve de 24h das três categorias em 3/10, foi um dos principais pontos.
Ao final do evento, foi aprovado um calendário de atividades, entre elas a realização da 1ª Assembleia Geral do Funcionalismo Público de São Paulo, possivelmente em novembro, em data a ser definida.
Além da assembleia, algumas das próximas datas:
16/10, segunda, 19h: Audiência pública contra o projeto de privatização da Fundação Casa e outras, organizada pelo mandato do deputado Carlos Giannazi (PSOL-SP). Na Alesp (Plenário José Bonifácio).
19/10, quinta, 15h: Audiência sobre a dívida pública do estado de São Paulo, organizada por Giannazi e Auditoria Cidadã da Dívida, com a presença da Maria Lúcia Fattorelli (Auditora Fiscal). Na Alesp (Auditório Franco Montoro).
20/10, sexta-feira, 16h: Assembleia e paralisação de professores/as, organizadas pela Apeoesp, com ato unificado do funcionalismo, com o mote “Grito pela educação pública de qualidade no estado de SP”. Na Praça da República, na capital.
28/10, sábado: No Dia Nacional do Funcionalismo Público, proposta de atos em defesa dos serviços públicos e do funcionalismo. A serem organizados.
5/11, domingo, à tarde: Ato de conclusão do plebiscito contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM. Na quadra dos Bancários, em São Paulo.
Já votou no plebiscito? Oriente-se!
O plebiscito organizado pelas entidades representativas do funcionalismo paulista, contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM, estende-se até 5/11 e está sendo realizado através da coleta de votos, por meio de cédulas físicas. As urnas para recepção de votos estão distribuídas por várias áreas de São Paulo, na capital, regiões metropolitanas e interior do estado. No link a seguir você confere os locais de votação e mais detalhes da campanha: https://contraprivatizacao.com/#inicial