Reestruturação departamental: Docentes do IA aprovam paralisação até 20/9 e convidam para ato conjunto com estudantes no dia 19/9

Reestruturação departamental: Docentes do IA aprovam paralisação até 20/9 e convidam para ato conjunto com estudantes no dia 19/9

Os docentes do Instituto de Artes (IA) da Unesp, reunidos em assembleia em 17/9/2019, decidiram paralisar o trabalho até o dia 20/9. Eles protestam contra a Resolução Unesp -63, de 12/9/2019, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (CEPE) em sua reunião de 10/9/2019.

Com a resolução, a Reitoria da Unesp impõe à comunidade um processo de reestruturação departamental a toque de caixa, determinando que as unidades que contem com departamentos com menos de 10 docentes devem apresentar proposta de “regularização” até 15/10/2019. Por regularização, entende-se o fechamento e a junção de departamentos. Caso não o façam, caberá ao CEPE “adotar providências necessárias à regularização”.

No IA, a medida atinge, de imediato, o Departamento de Artes Plásticas (DAP) e o Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação (DACEFC), que estão sendo pressionados a se fundirem.

A Adunesp vem denunciando que o motivo real para que muitos departamentos estejam hoje com menos do que 10 docentes é muito simples. A reitoria diminuiu drasticamente o ritmo de contratação de docentes a partir de 2014; em decorrência disso – com as aposentadorias, mortes e demissões – muitos ficaram com menos de 10. Agora, com a justificativa de que precisa cumprir o Estatuto, e com a concordância do CEPE (14 votos favoráveis, 4 contrários e 3 abstenções), a Reitoria impõe uma “solução” que se traduz num processo de automutilação da Unesp.

Os departamentos são chamados a se “adaptar” à “nova” realidade produzida pela inépcia da Administração Central da Unesp, que tem se mostrado incapaz de buscar os recursos públicos necessários para o seu financiamento. Ativa ou passivamente, por excesso de subserviência, ou mesmo por simples incompetência política e administrativa, ela não toma as providências absolutamente necessárias diante de inúmeros e graves problemas. Depois, não se incomoda em sacrificar a própria universidade para mitigar as consequências da sua incapacidade de dirigi-la com o cuidado que requer a sua preservação e exige a sua história no contexto da educação superior e da produção de ciência, tecnologia e pensamento crítico no Brasil.

Ato público em 19/9

Organizado pelo Movimento Estudantil do Instituto de Artes, com apoio do Diretório Acadêmico Manuel Bandeira, acontece nesta quinta-feira, 19/9/2019, a partir das 17h, um ato público em frente à Reitoria da Unesp (Rua Quirino de Andrade, 215, ao lado do Metrô Anhangabaú). Devem participar, também, docentes e servidores técnico-administrativos da unidade! A Adunesp Central estará presente.

O ato tem como palavras de ordem:

  • Revogação da redepartamentalização;
  • Abertura imediata de novas contratações de professores e técnico-administrativos por meio de concurso público efetivo;
  • Revogação do corte de bolsas de permanência estudantil e pesquisa.