Reunião do CO mantém indefinição sobre 13º! Adunesp impetra ação judicial e conclama docentes às assembleias

A reunião do Conselho Universitário desta quinta-feira, 7/12, foi marcada pela manutenção das incertezas a respeito do pagamento do 13º salário aos servidores estatutários da Universidade. Os representantes da Adunesp e do Sintunesp no CO (direito a voz) e membros do Chapão questionaram mais uma vez a reitoria.

A expectativa era de que a reitoria da Unesp fornecesse informações concretas sobre a situação.No entanto, o reitor Sandro Valentini informou que o quadro era o mesmo e que havia uma reunião marcada com representantes do governo para 8/12, da qual poderia surgir algum retorno ao pedido de recursos suplementares, feito pela Unesp. Ao final da reunião do CO, no entanto, foi comunicado que a reunião estava desmarcada e “reagendada para a próxima semana”. 

Ação judicial
Cumprindo a deliberação de sua Plenária Estadual, realizada em 29/11, a Adunesp impetrou ação judicial em 7/12, com solicitação de mandado de segurança preventivo para preservar o direito de recebimento do 13º salário.

Anteriormente, em 29/11, a Adunesp realizou uma audiência pública na Assembleia Legislativa, com o apoio do deputado estadual Carlos Giannazi, com o tema “Crise e subfinanciamento da Unesp: o 13º salário em risco” . Como encaminhamento da audiência, o mandato de Giannazi enviou ofícios ao governador e à reitoria, solicitando que informem quando será pago o 13º salário aos servidores autárquicos.

Mobilização: Assembleias para debater formas de luta! 
A Adunesp reforça o chamado aos docentes para que participem das assembleias de base, com o objetivo de discutirpossíveis ações coletivas concretas de luta pelo direito ao 13º salário para todos, de modo a pressionar as autoridades competentes – reitor e governador.