Reunião não traz avanços. Reitoria desconsidera propostas das entidades para quitar 13º salário

Durou quase 4 horas a reunião entre representantes da Adunesp e do Sintunesp com membros da reitoria da Unesp na tarde de 21/2/2019, quinta-feira. A intenção principal foi buscar financeira e orçamentariamente recursos para o pagamento integral do 13º salário. Pela Adunesp, participaram João da Costa Chaves Júnior e Antônio Luís de Andrade. Pelo Sintunesp, Alberto de Souza, Claudio Roberto Ferreira Martinse Ademir Machado dos Santos; Valdomiro Rodrigues de Souza e Djalma Bovolenta como representantes técnico-administrativos na Comissão de Orçamento. Pela reitoria: o pró-reitor de Planejamento Estratégico e Gestão Leonardo Theodoro Büll, os membros da assessoria técnica da reitoria José Roberto Ruggiero (este último por Skype)e Rogério Buccelli, o assessor da reitoria Edson A. Capello Sousa, e os membros da Comissão de Orçamento (o presidente Pasqual Barreti, José Roberto Ernandese Rossano Cesar Bonatto presencialmente, além de Júlio César Torres por videoconferência).

O agendamento da reunião foi fruto da pressão exercida pela manifestação em frente à reitoria, durante reunião do Conselho Universitário, em 14/2/2019. Até então, a reitoria recusava-se a conversar com as entidades sobre o não pagamento do 13º salário aos estatutários e a crise de financiamento da Universidade.

Entidades apontaram soluções concretas
Com o objetivo de apontar alternativas concretas para o pagamento integral e imediato do 13º salário dos estatutários, os representantes dos sindicatos propuseram:
- Uso da reserva financeira de R$ 40 milhões, que a reitoria nominou como “dinheiro livre”.
- Remanejamento de parte dos empenhos decorrentes dos “restos a pagar” de 2018, a serem quitados em 2019.
- Junto com a primeira parcela da antecipação vinda do governo (R$ 65 milhões), os dois itens acima contribuiriam para avançar rumo ao pagamento integral do 13º salário agora.

Clique para conferir a matéria completa