Reuniões do CADE e do CEPE em junho tiveram posse e indicações para outros órgãos. Confira os temas em pauta

Reuniões do CADE e do CEPE em junho tiveram posse e indicações para outros órgãos. Confira os temas em pauta

Com mandato de dois anos, os novos conselheiros tomaram posse no Conselho de Administração e Desenvolvimento (CADE) na reunião extraordinária de 17/6/2020. Entre os empossados, estavam os membros do Chapão da Adunesp.

Além da posse, a reunião também teve indicações de docentes e técnico-administrativos do CADE para outros colegiados e comissões:

Comissão de Orçamento – Estava prevista a indicação de 3 representantes docentes e 2 de servidores técnico-administrativos. Os docentes – todos membros do Chapão da Adunesp – foram Jean Marcos de Souza Ribeiro, Milton Vieira do Prado Júnior e Sebastião Neto Ribeiro Guedes. Entre os servidores, também membros do Chapão Sintunesp/Associações, os indicados foram Jorge Guilherme Cerigatto e Valdomiro Rodrigues de Souza.

Comissão Técnica dos Centros de Convivência Infantil (CTCCI) – Estava prevista a indicação de um representante psicólogo e um pedagogo. Contando com o voto dos membros do Chapão Sintunesp/Associações e do Chapão da Adunesp, foram indicadas:

- Psicólogo: as professoras Claudia Aparecida Valderramas Gomes (FCL/Assis) como titular e Flávia da Silva Ferreira Asbahr (FC/Bauru) como suplente.

- Pedagogo: as professoras Eliza Maria Barbosa (FCL/Araraquara) como titular e Elieuza Aparecida de Lima (FFC/Marília) como suplente.

Por sugestão de um conselheiro do Chapão da Adunesp, acatada pela mesa, ficou definido que, em reunião ordinária futura, a comissão faça uma apresentação de suas atividades.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) – Estava prevista a indicação de uma dupla de docentes (titular e suplente) para o CEPE, para o qual se elegeram os conselheiros Sérgio Mauro Romagnolo e Eduardo Custódio Gasparino, do Chapão Adunesp.

Vice-presidência do CADE – A presidência do CADE sempre é exercida pelo pró-reitor de Planejamento Estratégico e Gestão (Propeg), atualmente o professor Leonardo Theodoro Büll. Já o vice-presidente precisa ser eleito entre os membros do colegiado. Houve dois inscritos: O professor Rogério Eduardo Garcia, indicado pelo professor Büll, e o professor Milton Vieira do Prado Júnior, indicado pelo Chapão da Adunesp e com o apoio do Chapão Sintunesp/Associações. Milton obteve 10 votos, contra 7 de Rogério, passando a ser o novo vice-presidente do colegiado.

Colégios Técnicos estavam na pauta

Além das posses e indicações, havia um item na pauta – Minuta de portaria que dispõe sobre a criação da estrutura e competências para o exercício da Supervisão Delegada na Unesp, junto aos Colégios Técnicos – que gerou bastante discussão.

A minuta prevê a “criação de uma estrutura para o exercício da Supervisão Delegada, com a finalidade de acompanhar e de assessorar as atividades executadas no âmbito dos Colégios Técnicos, prover os aportes técnicos, administrativos, metodológico e pedagógico nos cursos de educação básica e de educação profissional técnica de nível médio existentes na Unesp”.  Para isso, seria criada a figura do Dirigente de Ensino na Unesp e, para cada um dos colégios técnicos da Universidade – Bauru, Jaboticabal e Guaratinguetá – o posto de Supervisor de Ensino. Segundo a mesa do CADE, a medida tem o objetivo de adequar a Unesp a uma resolução do Conselho Estadual de Educação, de 15/3/2017.

Os novos conselheiros apontaram a dificuldade em aprovar a matéria sem amplo conhecimento do tema. Além disso, foi levantado o fato de que, por se tratar de uma alteração de estrutura, a proposta deveria passar pela Comissão de Estruturas e de Funções Administrativas (CEAFA), e não apenas pela Assessoria Jurídica (AJ) da Universidade, como ocorreu. Frente às argumentações, o item foi retirado da pauta e deverá retornar na reunião ordinária de agosto.

.................................................

CEPE teve sessão com novos conselheiros em 9/6

Também para um mandato de dois anos, os novos conselheiros tomaram posse no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (CEPE), em reunião realizada em 9/6/2020. Entre os empossados, estavam os membros do Chapão da Adunesp.

Diversos conselheiros, especialmente os eleitos pelo Chapão, levantaram 3 grandes preocupações: a) como fica a situação dos professores substitutos?; b) qual a tramitação da normatização da extensão; c) faz sentido fazer planejamento de 2020 dos departamentos em setembro no meio da pandemia? Nenhuma dessas questões foi incluída na pauta e as referências e respostas às preocupações levantadas foram en passant. São temas que serão cobrados pelos membros do Chapão nas próximas reuniões do colegiado.

Nesta reunião, também foram feitas indicações do CEPE para outros colegiados e comissões:

Para o CADE

Foram indicados dois pares (titular e suplente):

- Berenice Camargo Damasceno/Ana Elisa Périco e Andréia Affonso Barreto Montandon/Doris Hissako Matsushita .

Para a Comissão de Contratação Docente

Foram indicados três representantes, um de cada grande área: Fernando Pinhabel Marafão (Exatas), Raul Borges Guimarães (Humanas) e Andréia Affonso Barreto Montandon (Biológicas).

Outros pontos

Na sessão do CEPE em 9/6, foram aprovadas alterações curriculares no curso de Odontologia (Araraquara) e de Pedagogia (Marília).

A discussão sobre a proposta de alteração no período de oferecimento do Curso de Matemática – Licenciatura, de Presidente Prudente, de matutino para integral, foi retirada de pauta, com a indicação de que o Conselho de Curso e a Direção da unidade enviem suas justificativas.

A solicitação de reconsideração da decisão referente à regularização do Centro Jurídico Social (CJS), Unidade Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, foi aprovada.

A solicitação de reconsideração da decisão referente à regularização do Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES), Unidade Auxiliar da FFC de Marília, também foi aprovada.

Clique para acessar o Boletim Adunesp viaNET 183, com informes completos sobre as últimas sessões do CO, CADE e CEPE