AD de Prudente é parceira na realização do ‘VII Seminário de Consciência Negra:Negritudes’

AD de Prudente é parceira na realização do ‘VII Seminário de Consciência Negra:Negritudes’

A subseção da Adunesp em Presidente Prudente apoia a realização do ‘VII Seminário de Consciência Negra: Negritudes”, projeto desenvolvido pelo Coletivo Mãos Negras, que integra o calendário de atividades anuais do grupo em parceria com o NUPE/UNESP e outros parceiros. O Coletivo atua no Oeste paulista, com sede na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), em Prudente, desde 2013, promovendo ações e atividades que têm por objetivo valorizar, resgatar e conscientizar sobre as demandas sociais e culturais da população afro-brasileira, bem como as diferentes noções de pertencimento.

Com o projeto Negritudes, o Coletivo busca refletir sobre as formas como a população negra tem se constituído como sujeito de conhecimentos; como esses conhecimentos ao serem expressos são encarados em arenas de poder e como essa “construção” interfere subjetivamente em seus corpos.

De acordo com o material promocional do evento, a concepção do projeto parte da necessidade de dar visibilidade a ações educativas, políticas e culturais baseadas na ótica afrocentrada, viabilizando a formação para a cidadania, refletindo sobre a educação para o trabalho e retirando o cunho “folclórico” que é dado a temática.

“As propostas afrocentradas inovam o modus operante da sociedade ocidental, pois as ações são efetivadas em espaços baseados no desenvolvimento coletivo e buscam diminuir as distâncias entre as possibilidades da branquitude e as impossibilidades da negritude, o que chamamos de equidade”, enfatiza o texto.

“Enquanto houver desigualdade e racismo, haverá a emergência de movimentos de reivindicação e denúncia, buscando também a permanência e registro de nossas memórias que, mesmo não escritas, sempre estarão transpassadas em corpos e em cor, representados no cotidiano”, conclui.

A participação no evento é aberta ao público em geral. Confira os detalhes: 

  • Data:30, 31 de outubro e 01 de novembro
  • Local:Anfiteatro – Discente IV (Campus da Unesp em Presidente Prudente)
  • Horário:19h30

Programação

30 de outubro: Ética e Negritude na Educação Básica
Sebastiana de Fátima Gomes – REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Anatalina Lourenço da Silva - APEOESP

Mediação: Ivonete Aparecida Alves

 

31 de outubro: Cotas raciais e Colorismo: Qual a cor da cota?

Maria Valéria Barbosa – ADUNESP/UNESP MARÍLIA
Frei David Raimundo dos Santos - EDUCAFRO

Mediação: Guilherme Claudino

 

01 de novembro: Educação Popular: 10 Anos de Mocambo Nzinga

Ivonete Aparecida Alves – MOCAMBO NZINGA/COLETIVO MÃOS NEGRAS
Marcelo Souza Anjos - ESCOLA DE CAPOEIRA SÓ NA DISCIPLINA

Mediação: Vanda Moreira

Clique aqui para conferir o cartaz do evento