Ainda sobre a data-base 2023: Reunião técnica em setembro e nova mesa com o Cruesp em outubro

Ainda sobre a data-base 2023: Reunião técnica em setembro e nova mesa com o Cruesp em outubro

Uma comissão de representantes do Fórum das Seis reuniu-se com o reitor da Unesp e atual presidente do Cruesp, o reitor da Unesp Pasqual Barretti, na manhã de 22/6. O objetivo foi informar o resultado das assembleias de base, que avaliaram a proposta de reajuste para a data-base de 2023.

A coordenadora do Fórum e presidente da Adusp, Michele Schultz, relatou que a aceitação do índice de 10,51% foi praticamente unânime, após constatação de que houve um avanço em relação à proposta inicial dos reitores, que era de 7,58%, correspondente à inflação dos últimos 14 meses – de março/2022, quando houve o último reajuste, a abril/2023. Michele enfatizou, porém, que as assembleias consideraram fundamental a continuidade das negociações no segundo semestre, quando teremos mais dados sobre a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do qual derivam os recursos para as universidades.

O presidente do Cruesp reafirmou a disposição em retomar as discussões no segundo semestre e houve consenso em agendar uma reunião técnica ainda em setembro, após o dia 20, quando os dados da arrecadação dos primeiros oito meses do ano estarão fechados. Quanto ao agendamento de reunião entre Fórum e Cruesp na sequência, o prof. Pasqual sinalizou para que ocorra em outubro, o que será formalmente solicitado por ofício.

O Fórum quer dar continuidade à discussão do restante da Pauta Unificada, que contém itens como a valorização dos níveis iniciais das carreiras, permanência estudantil, condições de trabalho etc. O presidente do Cruesp disse ver com bons olhos o prosseguimento do diálogo sobre estes itens e solicitou que o Fórum faça um resumo e liste prioridades das reivindicações presentes na Pauta Unificada e que ainda não foram negociadas no âmbito de cada reitoria (as pautas específicas).

A coordenação do Fórum destacou a importância de reativar o grupo de trabalho (GT) sobre Previdência, para avaliação dos cenários resultantes das seguidas reformas previdenciárias, novos cálculos atuarias etc. O prof. Pasqual disse ser favorável à reativação do GT.

O financiamento das universidades estaduais também foi abordado na reunião. Os representantes do Fórum informaram sobre a apresentação das emendas durante a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2024) na Assembleia Legislativa (clique para conferir matéria sobre isso). O presidente do Cruesp relatou que os reitores solicitaram agenda com o governador para discutir iniciativas para resguardar o financiamento frente à reforma tributária, mas ainda não teve retorno.