Comissão de representantes do Chapão da Adunesp elaborou contrapropostas para normas de concursos de livre-docência e de professores titulares. Fique atento à marcação de assembleia no seu campus e participe
Em junho deste ano, a administração geral da Unesp divulgou propostas de alteração das normas para realização de concursos para livre-docência e para professores titulares, como resultado do trabalho de uma comissão formada por membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
A comissão do CEPE reuniu-se desde o segundo semestre de 2024, especificamente para esse fim. Concomitantemente à divulgação das propostas, ocorrida através das direções das unidades da Unesp, foi dado o prazo de duas semanas para que os docentes em geral apresentassem suas sugestões, críticas ou contribuições, as quais atualmente estão sendo levadas em consideração pela referida comissão, para eventuais alterações no texto.
A Adunesp faz as seguintes observações:
-
As propostas apresentadas pelo CEPE, apesar de representarem avanços pontuais em relação às resoluções vigentes, não atendem às demandas da categoria docente, contendo ainda aspectos que dificultam injustificadamente o acesso dos docentes à progressão vertical de carreira.
-
O prazo estabelecido para a coleta das contribuições críticas dos docentes foi por demais exíguo, dada a relevância e complexidade do tema, especialmente considerando-se que o período em questão coincidiu com o final do semestre, época que costuma ser particularmente atribulada para todos/as.
-
É necessário que o tema seja objeto de ampla discussão pela comunidade docente, de maneira que uma contraproposta efetivamente representativa dos interesses dessa comunidade possa ser apresentada e defendida nas reuniões do CEPE que tratarão do tema.
Diante da importância do tema, tão logo foram divulgadas as propostas do CEPE, a representação do Chapão da Adunesp no colegiado organizou uma comissão para estudá-las e apresentar contrapropostas, de modo a estimular o debate na categoria.
Assim, a Adunesp está convocando assembleias de base, a serem realizadas até 16/9, envolvendo o máximo possível de docentes, para debater as contrapropostas do Chapão e, eventualmente, apresentar sugestões e contribuições. A comissão do Chapão vai tabular o retorno das assembleias e, se for o caso, alterar as contrapropostas antes da próxima sessão do CEPE, marcada para 23/9, quando o assunto pode entrar em pauta.
As propostas da reitoria e as contrapropostas do Chapão da Adunesp
A comissão do Chapão elaborou dois documentos, que divulgamos para apreciação de todos/as a seguir, junto com os documentos originais da reitoria. A direção da Adunesp recomenda a realização de assembleias locais abertas a toda a comunidade docente, para discussão das contrapropostas até o dia 16/9.
Obs.: As contrapropostas correspondem às propostas do CEPE alteradas pela comissão do Chapão da Adunesp, sendo que todas as alterações feitas estão explicadas em notas de fim, marcadas em cor azul.
Clique para conferir: